O Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá realiza na próxima sexta-feira (20), às 17h, no estacionamento do Restaurante Universitário (RU), a “ExpoTEA”- Exposição que visa trazer informações sobre o Transtorno do Espectro Autista. A ação contará com atividades de artes, músicas, vídeos, jogos, fotografias e acontecerá paralelo à Ecofeira , projeto da UFMT que comercializa verduras, legumes e frutas orgânicas que são produzidos pelos agricultores familiares da baixada cuiabana.
A docente e coordenadora da ExpoTea, Alba Regina Silva Medeiros, explica que a ação integra as disciplinas de Eixo Integrador Projetos de Intervenção. “O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e não uma doença. Afeta a maneira como uma pessoa percebe e interage com o mundo ao seu redor. É caracterizado por dificuldades na comunicação social, interações sociais restritas e comportamentos repetitivos”, ressalta.
A docente complementa que o objetivo da Exposição é desmistificar e incluir as pessoas com transtorno. A ação é organizada pelos discentes do 3º semestre do curso. “As pessoas com TEA podem ter dificuldade em compreender e expressar emoções, bem como em interpretar as expressões faciais e o tom de voz dos outros. Além disso, elas podem apresentar interesses restritos e comportamentos repetitivos, como movimentos corporais repetitivos ou aderência a rotinas rígidas”, destaca.
“É fundamental promover a inclusão e a compreensão em relação às pessoas com TEA. Todos nós podemos contribuir para criar um ambiente acolhedor e inclusivo, oferecendo apoio e oportunidades de interação social para que elas possam desenvolver todo o seu potencial”, disse, orientando ainda que caso haja suspeita de TEA é necessária a ajuda de um profissional de saúde qualificado.
Fonte: ufmt