Exposição interativa em homenagem a Ziraldo chega ao CCBB Brasília


ziraldo

No mês em que Ziraldo completa 90 anos de idade, o CCBB Brasília recebe a exposição Ziraldo Interativo, contemplando o universo dos personagens do escritor e cartunista. Principal estrela, o Menino Maluquinho fará parte da mostra imersiva. O público terá acesso a tecnologias interativas que possibilitam colorir, montar personagens, escolher falas e se movimentar seguindo sons.

Curadora do projeto, Daniela Thomas, filha de Ziraldo, falou sobre a celebração do trabalho do artista. “Tenho conseguido manter essa constância de homenagear a obra do meu pai, que tanto me formou, em exposições pelo país. Agora, para comemorar os 90 anos, queríamos um novo ponto de vista, adicionando uma relação de mergulho em uma obra em grande escala que está ali para se engajar com ela”, explica.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

0

“Ele representa muito da nossa cultura, ele traz essa memória das últimas décadas do Brasil e da infância de cada um, do íntimo de cada um. Ele consegue transmitir um prazer em viver, em conviver na obra dele, de encantar, de fascinar”, garante a curadora.

As gráficas imagens de Ziraldo sairão dos livros para ocupar paredes de três metros de altura, com cores e intensidade dando o tom ao cenário inspirador da imersão. Os visitantes poderão transformar as obras do autor a partir do próprio olhar, com auxílio dos recursos digitais, repintando composições que serão projetadas nas paredes da sala, transformando todos em artistas da grande exposição coletiva.

Sobrinha de Ziraldo e também parte da curadoria, Adriana Lins explicou um pouco mais sobre como será a experiência do visitante: “Queríamos fazer dessa exposição uma experiência transformadora, em que o visitante pode verdadeiramente entrar numa imersão. Isso é algo que combina demais com o mundo de hoje, onde a experiência vivida vale muito”.

Mundo Zira – Ziraldo Interativo
De 12 de outubro a 18 de dezembro, no CCBB Brasília (SCES, Trecho 2, na Galeria 3 e no pavilhão de vidro). Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Anteriores México propõe à ONU criação de comitê para mediar crise na Ucrânia
Próxima Membros do BRICS se comprometem a respeitar a integridade territorial de todos os Estados