Exposição Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos Sobre as Instituições Brasileiras será exibida no Museu da República


72440418-be87-464d-b237-7748b63b580a

Público poderá conferir exposição fotográfica que reúne casos de destaque da atuação do MPF na defesa do patrimônio histórico e cultural


Foto: Divulgação/MPF

A exposição Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos Sobre as Instituições Brasileiras, que pode ser vista atualmente na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), será exibida na próxima semana, de 19 a 25 de setembro, no Museu da República. No dia 19, às 17h, também será realizada uma roda de conversa online sobre os casos apresentados, com a participação de procuradores da República e representantes do Museu da República.

A mostra é parte do projeto homônimo que busca promover reflexões a respeito das mudanças ocorridas no país após a Semana de 22, especialmente quanto à inclusão, ao mesmo tempo em que presta contas do trabalho do MPF na defesa do patrimônio histórico e cultural. Por isso, a mostra fotográfica, com curadoria da procuradora da República Fabiana Schneider, reuniu dez casos de destaque da atuação do MPF neste tema.

A exposição será exibida no Museu da República no contexto da 16ª edição da Primavera dos Museus, temporada anual de eventos promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante o mês de setembro. O tema deste ano é Independências e Museus: Outros 200, Outras Histórias. De acordo com o material de divulgação do Ibram “neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país”.

A opção pelo olhar da diversidade sobre as duas efemérides une os eventos, uma vez que os casos de atuação do MPF selecionados para a exposição propõem a reflexão sobre a inclusão daqueles que não foram chamados ao lugar de fala em 1922: negros, indígenas, movimento LGBTQIA+ e religiões de matriz africana, por exemplo.

Serviço
Exposição Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos Sobre as Instituições Brasileiras
De 19 a 25 de setembro
De 10h a 17h
Museu da República (R. do Catete, 153 – Catete)

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa:  
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj

Anteriores F1: Hamilton teme Verstappen, “Você nunca sabe sua velocidade real”
Próxima Torcedores de Corinthians e Fluminense brigam em São Paulo