A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou entre os dias 17 e 20 de setembro, no Parque de Exposição Serafim Adalberto Ticianeli, a ExpoDiamantino 2025. Foram quatro dias de intensa programação, com entrada gratuita, que reuniram aproximadamente 25 mil pessoas, transformando o evento em um verdadeiro marco para a cidade.
Mais do que um grande encontro festivo, a ExpoDiamantino mostrou sua força como motor econômico e social. A festa aqueceu o comércio, movimentou a economia local e gerou centenas de empregos diretos e indiretos, envolvendo prestadores de serviços, artistas, peões de rodeio e equipes de produção.
Além disso, foi palco para shows nacionais, regionais e locais, rodeio profissional, parque de diversão, praça de alimentação e exposição de empresas que tiveram a oportunidade de estreitar laços com a comunidade e divulgar produtos e serviços.
Durante o encerramento, o prefeito Chico Mendes destacou a relevância da ExpoDiamantino para o município:
“A ExpoDiamantino é muito mais do que um evento festivo, é a expressão da força de Diamantino, da nossa cultura e do nosso potencial econômico. Resgatar esta festa, que idealizei há cerca de 15 anos, significa valorizar nossas tradições, atrair visitantes, movimentar a economia, gerar oportunidades e, sobretudo, reforçar o orgulho de ser diamantinense”
O vice-prefeito e presidente da Comissão Organizadora, Antônio Martins, reforçou o caráter colaborativo do evento.
“É um prazer estar aqui encerrando este evento, que só foi possível graças ao trabalho de muitas mãos. Aos que se dedicaram durante todo o processo, ao senador e aos deputados, que contribuíram com emendas e ao Governo do Estado, o nosso muito obrigado. Essa festa é construída por todos.”
O encerramento também foi marcado pela grande final do rodeio em touros, que distribuiu R$ 30 mil em prêmios. O destaque ficou para o empate na primeira colocação:
1º e 2º lugar – Fabrício Reis (Comodoro – MT) e Jonathan Cavalcante (Rondonópolis – MT)
3º lugar – Fagner Bosco (Dom Aquino – MT)
4º lugar – Gustavo Henrique – (Tibiriçá -Tangará da Serra)
5º lugar – Vitor Rafael Ortolon (Santo Antônio Do Aracanguá – SP)
Com saldo altamente positivo, a ExpoDiamantino 2025 se consolida como um dos maiores eventos culturais e econômicos da região, valorizando tradições, promovendo lazer e fortalecendo a economia local.
Fonte: diamantino.mt.gov.br