O grupo Geely pretende unir duas de suas marcas. A gigante chinesa, segundo informações da imprensa local, fará com que a Lynk & Co passe a ser controlada pela Zeekr. O plano já está em estágio avançado e um anúncio formal poderá ser feito em breve. Mas como tudo isso reverbera no Brasil?
A Zeekr já fincou raízes em nosso país. A marca chinesa, que quer brigar no segmento de luxo, deseja abrir oito revendas até o fim deste ano e tem dois de seus modelos (X e 001) em pré-venda no Brasil. Além disso, com a chancela da Geely, irá expandir o portfólio em breve, bem como o número de lojas na região.
Embora, em caso de união, a marca Lynk & Co seja mantida, a Zeekr será a responsável pela estratégia da empresa. Ou seja, entre outros benefícios, poderá determinar como o portfólio da até então irmã será comercializado em mercados distintos.
Interlocutores ligados a Geely e consultados por Autoesporte afirmaram que a Zeekr, com anuência do grupo, poderá se tornar a grande responsável pelas vendas dos produtos da Lynk & Co no Brasil. “É algo que queremos muito”, disse uma das fontes.
A ideia inicial consiste em utilizar a Zeekr, que vem construindo sua reputação no país, para acelerar a comercialização dos Lynk & Co em nosso mercado. Tal processo poderia ocorrer nas concessionárias primeira, com um espaço distinto para venda dos veículos da segunda dentro de lojas pontuais.
Um eventual problema, contudo, seria a questão de posicionamento das duas marcas no Brasil. Fontes fizeram questão de ressaltar que, caso a opção supracitada seja a adotada, os modelos da Lynk & Co terão de ser vendidos por preços condizentes aos de uma empresa premium – já que esta é a pegada da Zeekr. Em suma, os carros da empresa chegaram por aqui um pouco mais caros.
Companhias chinesas, contudo, se movimentam rápido. Portanto, não dá para cravar como a operação da Lynk & Co controlada pela Zeekr será realizada em nosso país. Certo é que este seria mais um passo importante para a Geely por aqui. O grupo já revelou, em mais de uma oportunidade, que pretende vender todas as suas marcas no Brasil.
Interlocutores garantem que a união entre Zeekr e Lynk & Co já é dada como certa. Também cravam que a primeira irá definir a vida da segunda no mercado nacional.
Isso porque trata-se de movimento global. A Geely pretende “enxugar” suas operações a fim de evitar conflitos de interesse e competições internas desnecessárias. Atualmente, o grupo vê na Zeekr uma empresa com potencial muito maior que o da Lynk & Co – que nasceu em 2017, mas não acompanhou as atualizações mercadológicas.
E a confiança da Geely não para por aí. Andy An, CEO da Zeekr, deve assumir o posto de presidente da Polestar em breve. Tal movimento indica outra integração importante, que também tem possibilidades de reverberar em nosso país.
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Fonte: direitonews