A Renault iniciará nas próximas semanas a produção no Brasil dos primeiros protótipos do SUV médio (segmento C) que já está confirmado para nosso mercado em 2025. O modelo, que deve ter características de SUV cupê e brigará diretamente contra o Jeep Compass, terá os primeiros veículos de teste produzidos em São José dos Pinhais (PR) no início do segundo semestre.
A informação foi confirmada por Antônio Fleischman, vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, na edição deste domingo (30) do programa CBN Autoesporte. “Nosso C-SUV está no forno e bem próximo de os primeiros protótipos saírem. Eles vão sair logo agora, no início do segundo semestre deste ano, produzidos já na nossa unidade de São José dos Pinhais”, afirmou.
“[Esses protótipos] iniciam alguns dos ensaios de validação da fase física [de desenvolvimento], uma vez que já temos os resultados da fase digital. Então em breve teremos novidades, mas os primeiros protótipos estarão surgindo já no começo do segundo semestre deste ano”, reforçou Fleischman.
Vale lembrar que a montagem de um protótipo é artesanal e pode levar semanas ou até meses, pois demanda o uso de moldes e ferramentas especiais, ou a contratação de fornecedores específicos de peças-protótipo.
É a partir da validação desses componentes que os times de engenharia chegam às medidas definitivas de todos os componentes que serão fabricados internamente em escala industrial ou fornecidos por empresas terceirizadas.
Embora Fleischman não tenha aberto outros detalhes do processo de produção dos modelos, Autoesporte apurou que os protótipos do futuro SUV médio nacional da Renault devem estar prontos para iniciar as rodagens em agosto. O lançamento do modelo está previsto para o último trimestre de 2025, utilizando a usará a plataforma RGMP do Kardian, também conhecida como CMF-B.
Com dimensões para brigar com o Jeep Compass, o projeto ainda não tem nome definido. Por enquanto, é conhecido internamente como “C-Neo” ou R1312. Sua base estrutural é o Dacia Duster de terceira geração, que não está nos planos da marca para o Brasil nos próximos anos.
Conforme apuração de Autoesporte, o inédito SUV cupê da Renault terá outro visual e nome, mas contará com dimensões muito próximas às do novo Duster europeu, que mede 4,35 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Como comparação, um Jeep Compass tem respectivamente 4,40 m, 1,82 m, 1,66 m e 2,64 m.
No caso do irmão Renault, haverá o diferencial da coluna C exclusiva formando o aspecto de um SUV cupê, o que deve ajudar a aumentar o comprimento do modelo. A fabricante também deve adotar para-lamas mais abaulados e molduras mais robustas nas caixas de roda do modelo brasileiro, a fim de fazer crescer a largura do projeto C-Neo.
No fim, a relação do R1312 com o Duster de terceira geração será a mesma que a do Kardian com o Dacia Sandero Stepway europeu: monobloco e cabine são os mesmos, porém com itens diferentes de estamparia (capô, para-lamas e portas) e agregados (faróis, lanternas e para-choques).
O novo SUV da Renault deve ser lançado inicialmente com motor 1.3 TCe turbo flex quatro-cilindros 16V com injeção direta, que rende 162 cv de potência com gasolina e 170 cv com etanol, sendo 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível. A ele se alia um câmbio automático CVT com oito marchas simuladas. A variante híbrida, já em testes no Brasil, deve ficar para uma segunda fase do projeto.
Ao CBN Autoesporte, Fleischman também apontou que o futuro SUV médio da Renault terá um pacote ADAS de segurança ativa mais sofisticado que o do Kardian, formado hoje por itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem autônoma emergencial.
“Com relação aos dispositivos ADAS, temos uma gama de [outros] dispositivos [além dos que há no Kardian] que já estão disponíveis em nossos produtos na Europa, como o lane keeping assist [assistente de permanência em faixa], que com certeza teremos em nosso novo produto do segmento C, onde teremos um consumidor mais exigente e com mais disposição de recursos para poder pagar isso”, comentou.
O vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina não detalhou, mas Autoesporte apurou que o novo SUV contará não apenas com o radar presente no Kardian, mas também com uma câmera de monitoramento que permitirá o funcionamento do assistente de faixa e de uma frenagem autônoma emergencial mais robusta, com detecção de pedestres.
O projeto R1312 ainda não tem um nome definido ou divulgado. Recentemente, a Renault registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) algumas opções que poderiam ser aplicadas a ele, como Nevada e Napurna.
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Fonte: direitonews