Exclusivo: Renault Grand Koleos será o primeiro híbrido da marca no Brasil


Muito se falou sobre o Arkana (um projeto avivado e cancelado duas vezes em nosso país), ou os futuros híbridos flex nacionais da marca. Contudo, o primeiro modelo híbrido da Renault a ser vendido no Brasil será uma surpresa: o Grand Koleos, projeto sul-coreano fruto de uma parceria entre a fabricante francesa e a chinesa Geely.

O Renault Grand Koleos é, na verdade, um Xingyue L ou Monjaro, SUV médio-grande vendido pela Geely na China. O modelo passou por algumas adaptações visuais e de acabamento para receber a insígnia da marca do losango, mas a grande maioria dos componentes é compartilhada com o modelo original.

Com lançamento na Ásia previsto para o segundo semestre deste ano, o Grand Koleos deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2025, importado da Coreia do Sul. Virá sempre em configuração híbrida plena (HEV), sem recarga externa, apesar de ter uma opção 2.0 turbo a gasolina na gama sul-coreana (que não está prevista para cá).

Vale observar que o Grand Koleos não traz nenhum traço de Renault em seu DNA. Sua plataforma é a CMA, a mesma do Volvo XC40. A Geely, aliás, é proprietária da tradicional marca sueca e está fincando raízes no Brasil de maneira indireta em pelo menos quatro frentes: com a própria Volvo, com a marca de elétricos de luxo Zeekr, a Polestar (antiga divisão esportiva da Volvo) e, claro, o próprio Renault Grand Koleos.

Conhecido internamente como projeto Aurora 1, o Grand Koleos deve manter no Brasil o mesmo nome de produção usado na Coreia do Sul. Vale lembrar que a Renault já havia cogitado lançar aqui alguns anos atrás o Koleos de geração anterior, mas desistiu desse produto. Hoje, algumas unidades do SUV que vieram como protótipo ainda rodam pelo país.

Voltando a falar do novo Grand Koleos, apenas o comprimento de 4,78 metros e o entre-eixos de 2,84 m foram revelados. Já é o suficiente para saber que é um SUV com dimensões parecidas com as de um Toyota SW4. Contudo, no caso do Renault, a cabine é sempre de cinco lugares.

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Embora chamado E-Tech, o motor híbrido do Renault Grand Koleos também é de origem Geely e será movido a gasolina, com tração dianteira. Traz um propulsor 1.5 turbo três-cilindros 12V de ciclo Miller, com injeção direta de combustível, que rende 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque.

A ele se aliam dois motores elétricos, um gerador de 82 cv e um de tração com 136 cv, formando 245 cv de potência combinada. O torque máximo declarado são os 32,6 kgfm o do motor elétrico. O conjunto de baterias de íons de lítio, do tipo NMC (níquel-manganês-cobalto) tem 1,62 kWh de capacidade e permite rodar poucos quilômetros e modo apenas elétrico.

O câmbio, chamado pela Renault de multimode, tal qual seus híbridos europeus, é na verdade do tipo DHT, similar ao do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid. Tem três marchas físicas e as demais relações são preenchidas pelo conjunto elétrico. O consumo de combustível pode superar os 23 km/l.

Na parte tecnológica, o novo Renault Grand Koleos sul-coreano possui três telas digitais gigantes de 12,3 polegadas cada, uma para o quadro de instrumentos e duas para a central multimídia (uma do motorista e outra do passageiro dianteiro), com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há, ainda, um head-up display com realidade aumentada.

O pacote ADAS de assistências semiautônomas de condução inclui frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento autônomo e uma câmera de monitoramento interno do veículo.

Rodas de liga leve aro 20, acabamento com couro Nappa e alcântara, ar-condicionado automático com três zonas de climatização, conexão com internet 5G, assistente de voz com entendimento de linguagem coloquial, sistema de som Bose com dez alto-falantes completam o pacote.

Resta saber se a Renault estará disposta a trazer a versão mais completa do Grand Koleos para o Brasil. Os preços devem ficar na faixa de R$ 250 mil.

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Fonte: direitonews

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