Exclusivo: Renault Boreal terá 3 versões e já descobrimos os equipamentos


Principal lançamento da Renault no Brasil em 2025, o SUV médio Boreal está cada vez mais perto de chegar às lojas. Apresentado à imprensa no início de julho, o modelo começará a ser vendido até o final do ano e promete pacote recheado de equipamentos para enfrentar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e companhia. Autoesporte apurou detalhes e adianta que a gama será composta por três versões.

As configurações terão posicionamentos de entrada, intermediário e de topo, seguindo a mesma estratégia já adotada no Kardian. Os nomes, inclusive, poderão ser os mesmos do catálogo do SUV compacto, que hoje é vendido nas variantes Evolution, Techno e Iconic (além da Authentic voltada ao segmento PcD).

Os preços oficiais ainda não foram revelados, mas desde já sabemos que o Boreal será o carro nacional mais caro da Renault. Posicionado acima do Kardian e do Duster, o modelo deverá custar entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, alcançando a mesma faixa dos rivais da Jeep e da Toyota.

Na versão de entrada, o Boreal terá equipamentos como bancos de tecido com ajuste manual, som convencional, pacote ADAS com frenagem automática de emergência, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis em LED, seis airbags, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos e central multimídia integrados na mesma moldura, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida, entre outros.

A versão intermediária deverá adicionar banco do motorista com comandos elétricos e revestimento em couro com vinil preto, porta-malas com acionamento elétrico, rodas de liga leve de 18 polegadas, carregador de celular por indução, pacote ADAS com mais funções, entre outros.

Por fim, a versão de topo terá a mais bancos com massageador, teto solar, sistema de som assinado da marca Harman-Kardon, rodas de liga leve de 19 polegadas, iluminação ambiente, câmera de 360 graus e ADAS completo com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de centralização e de mudança de faixa, e alerta de saída segura.

Ao todo, as medidas do Boreal incluem 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos (mesma distância do Toyota Corolla, por exemplo). Na prática, o SUV da Renault é 10 cm mais comprido do que o Corolla Cross e tem 16 cm mais longo que o Compass. Em entre-eixos, as diferenças são de 6 cm e 7 cm a favor do novato, respectivamente.

O porta-malas tem capacidade para excelentes 522 litros no padrão VDA. Com os bancos rebatidos, o volume aumenta para 1.279 litros. Portanto, o compartimento também é bem maior do que os 440 litros e 410 litros dos concorrentes, respectivamente.

O Renault Boreal é feito sobre a mesma plataforma RGMP do Kardian e compartilha com o compacto o câmbio automatizado de dupla embreagem EDC, com seis marchas, também usado pelo novo Nissan Kicks. Trata-se de uma caixa seca com embreagens banhadas a óleo.

Já o motor é o conhecido 1.3 TCe, turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, produzido pela Horse. É o mesmo usado pela versão de topo do Duster. São 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina. Para efeito de comparação, o Compass entrega 176 cv, enquanto o Corolla Cross tem 175 cv, sempre com etanol. Já o torque é de 27,5 kgfm com o combustível vegetal e 25,5 kgfm com o derivado do petróleo.

O conjunto mecânico inclui ainda freios a disco nas quatro rodas (sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira), bem como suspensão independente McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira.

No futuro, o Boreal terá uma uma versão híbrida flex, conforme já antecipado por Autoesporte. A variante tomará como base o mesmo motor 1.3 turbo flex, mas aliado a um sistema de 48 volts. Toda produção será concentrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Além do Brasil, o Boreal nacional será vendido em outros 17 países da região.

Para mercados da Europa Oriental, Oriente Médio e países do Mediterrâneo, a produção será tocada na fábrica de Bursa, na Turquia.

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Fonte: direitonews

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