A Ram Dakota será o próximo lançamento da fabricante norte-americana no Brasil. A picape média vai chegar ao mercado para rivalizar com as conhecidas Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo. Mas quando? Com exclusividade, Autoesporte teve a confirmação de que o início das vendas da caminhonete será em fevereiro de 2026.
Em entrevista ao programa CBN Autoesporte, que foi ao ar neste domingo (5), Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, confirmou a data de lançamento da Ram Dakota. “A gente vai lançar um carro no começo do ano que vem. Fevereiro. Mais ou menos no Carnaval”, disse o executivo.
A inédita caminhonete da Ram será produzida na fábrica de Córdoba (Argentina), a mesma de onde já sai a Fiat Titano, picape em que é baseada. E por uma questão de política de boa vizinhança da Stellantis, produtos feitos no país vizinho costumam ser lançados por lá antes. Por isso, ao que tudo indica, o mesmo deve acontecer com a nova picape média.
Fato é que, até o momento, a Ram só apresentou o conceito da Dakota. Mas como a picape deve chegar na Argentina ainda em 2025, o mais provável é que a versão de produção definitiva já esteja presente no Salão do Automóvel, que acontece em São Paulo, em novembro deste ano.
De acordo com Machado, o diferencial da Dakota no segmento de picapes médias será o luxo e a tecnologia. “O diferencial desse carro vai ser justamente esse luxo e essa tecnologia que a gente vai trazer nele. As picapes hoje ficam muito aquém do que o cliente precisa e quer, e hoje pode pagar. Então a gente vai em cima disso e essa é a proposta”, informou.
Prova disso é que a Dakota fará jus ao posicionamento premium e adotará itens exclusivos de conforto, tecnologia e segurança. A cabine, por exemplo, terá quadro de instrumentos e central multimídia integrados, ambos com telas digitais de 12 polegadas cada.
Além disso, o console central será elevado. Haverá ainda botão giratório para troca de marchas, carregador de celular por indução, bancos revestidos de couro e saídas de ventilação com formato horizontal, por exemplo. Na prática, será o mesmo painel já visto na chinesa Changan Hunter.
Quando questionado sobre o porte da nova Ram, o vice-presidente da marca só informou que o tamanho será o mesmo dos concorretes diretos “porque é o que demanda o mercado”. Obviamente, a Dakota vai ficar no meio do caminho entre a Rampage, que tem 5,03 metros, e a 1500, com 5,90 m.
Se levarmos a Titano como base, são 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. Ainda são 1.314 litros de capacidade de caçamba e 1.040 kg de capacidade de carga.
Apesar de a Ram ainda não ter confirmado, Autoesporte apurou que a Ram Dakota terá o mesmo motor 2.2 turbodiesel usado pela Stellantis em modelos como Rampage, Commander, Toro e Titano. O propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de oito ou nove marchas.
Mas será esse o único propulsor? Segundo Juliano Machado, a Ram não descarta a possibilidade de utilizar outras opções de motores na Dakota. “Se o cliente realmente demandar, se as nossas contas fecharem para colocar isso, por que não? A gente tem outras opções de motorização dentro da Stellantis. Não necessariamente só o Hurricane. Acho que possibilidades existem, mas vai depender muito de como é que o mercado vai se comportar”.
Em relação ao posicionado no mercado, a Ram pretende encontrar um espaço ainda não descoberto pelas rivais. “Quando a gente trouxe a Rampage lá no passado, a gente achou uma faixa do segmento onde não existia ninguém. E é mais ou menos isso que a gente está trabalhando com a Dakota. A gente vai entrar num lugar onde a gente entende ter muito pouca concorrência“, destaca o executivo.
Hoje, as picapes médias custam entre R$ 230 mil e R$ 350 mil. No entanto, podemos esperar que a Dakota chegue às lojas com valores a partir de R$ 270 mil, que é, no momento, o valor cobrado pela versão topo de linha da Ram Rampage.
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Fonte: direitonews