Exclusivo: Ram 1500 vai voltar a ter versão com motor V8 ‘raiz’ no Brasil


Principal marca registrada da picape Ram 1500 quando o assunto é desempenho, o lendário motor 5.7 V8 Hemi finalmente voltará ao catálogo da picape no Brasil. O propulsor foi descontinuado em 2024, substituído pelo novo 3.0 de seis cilindros em linha biturbo Hurricane, mas será novamente oferecido após forte demanda do público. O retorno já aconteceu nos Estados Unidos e agora também está confirmado por aqui.

A confirmação partiu da própria Ram por meio de Juliano Machado, vice-presidente da empresa para a América do Sul. Autoesporte ouviu do executivo que o propulsor de fato voltará e que as definições agora giram em torno data de lançamento, tendo em vista a forte procura registrada no mercado norte-americano. Por lá, a demanda reprimida tem gerado filas de espera e alto número de pedidos.

De todo modo, a volta do V8 está confirmada e agora é apenas questão de tempo. “Uma hora, com certeza, vem”, disse Machado. Quando retornar ao Brasil, vale lembrar, o icônico 5.7 Hemi terá de passar pelo processo de homologação para ser enquadrado dentro das normas anti-poluição do Proconve L8. O retorno oficial, portanto, deverá acontecer por volta de 2026 e de forma complementar ao 6 cilindros atual.

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O motor V8 na 1500 foi descontinuado pela Stellantis na gestão do ex-CEO Carlos Tavares em decisão duramente criticada pelos consumidores do modelo na época. O propulsor foi substituído pelo novo 3.0 biturbo Hurricane de seis cilindros em linha, mais potente e moderno, mas a troca não agradou ao público. As vendas nos EUA caíram consideravelmente e a Ram foi obrigada a elaborar um plano de emergência para lidar com a situação.

Para tanto, chamou de volta Tim Kuniskis, que já havia comandado a marca no passado, para reverter o quadro de queda e colocar a empresa de volta no azul. O executivo ordenou imediatamente o retorno do V8 ao catálogo e admitiu que a decisão de descontinuá-lo foi desastrosa. “A Ram cometeu um erro quando abandonou o Hemi V8. Nós o cometemos e agora o consertamos”, disse.

O relançamento do motor, porém, não foi tão simples. Na reestilização lançada em 2023 (no Brasil em 2024), a marca alterou a arquitetura eletrônica da 1500 para suportar sistemas eletrificados e o V8, na prática, não era compatível com a mudança.

A Ram precisou correr contra o tempo para fazer a adaptação e, após a chegada de Kuniskis em dezembro do ano passado, conseguiu finalizar o projeto em seis meses, trazendo o V8 de volta ao mercado nos EUA no último mês de junho.

O motor 5.7 V8 da família Hemi é um dos mais longevos da Stellantis. Foi apresentado em 2003 para equipar as picapes da Ram (na época ainda chamada de Dodge Ram) e chegou a aparecer até no Jeep Grand Cherokee. Em 2009, foi atualizado, recebendo sincronização de válvulas variável. Atualmente, produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, sendo auxiliado por um sistema híbrido-leve.

O 3.0 Hurricane, por sua vez, entrega 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque. Ou seja, 26 cv e 8,1 kgfm extras em relação ao V8. Além disso, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, contra 6,4 segundos do oito cilindros. Com o novo conjunto, a Ram 1500 se tornou a picape mais rápida do Brasil. Ainda assim, não agradou o consumidor tradicional da 1500.

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Fonte: direitonews

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