Exclusivo: novo Toyota Yaris Cross faz até 17,9 km/l; veja consumo


O Toyota Yaris Cross produzido em Sorocaba (SP) promete ser um dos SUVs mais econômicos do Brasil e, por conseguinte, de seu segmento. Autoesporte obteve, com exclusividade, dados de consumo do modelo já de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Antes dos números, bom dizer que o Yaris Cross será comercializado em cinco versões — três a combustão e duas híbridas paralelas, sem recarga externa. O SUV usará uma evolução do 1.5 flex de até 110 cv e 14,9 kgfm, aliado a um câmbio CVT que simula sete marchas, mas com melhorias em termos de eficiência térmica e sistema start-stop. Podemos esperar, inclusive, maior potência no conjunto brasileiro.

A versão híbrida terá essa mesma unidade, mas operando em ciclo Atkinson. Aliada a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, a potência combinada é de 111 cv com gasolina em mercados da América do Sul onde já é comercializado. No Brasil não devemos ter qualquer tipo de alteração neste número.

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Nas versões híbridas, XRE HEV e XRX HEV, o Toyota Yaris Cross roda 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina, o que faz dele o SUV compacto mais econômico do Brasil.

Com etanol os números são os seguintes: 15,3 km/l em ciclo urbano e 10,8 km/l em rodoviário. O tanque de combustível das variantes tem capacidade para 36 litros, garantindo autonomia total de até 644 km.

As configurações a combustão (XR, XRE e XRX) também têm números interessantes ante a concorrência no Brasil. Com gasolina, rodam 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol no tanque, os números são de 8,8 km/l em ciclo urbano e 10,2 km/l em rodoviário. Com um tanque um pouco maior, de 42 litros, o alcance no melhor cenário é de 600 km.

A título de comparação, o Volkswagen T-Cross 1,.0 TSI az 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 12,1 km/l em ciclo urbano e 14,5 km/l em ciclo rodoviário. O Yaris Cross também bate de frente com o rival Hyundai Creta 1.0 turbo.

O SUV da marca sul-coreana tem os seguintes números conforme o Inmetro: 8,4 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, respectivamente, temos 12,0 km/l e 12,7 km/l. Isso, claro nas versões flex. Na configuração Ultimate, equipada com motor 1.6 TGDi turbo a gasolina de 193 cv, temos 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada).

O lançamento do Toyota Yaris Cross, inicialmente previsto para outubro, foi adiado em razão da paralisação temporária na fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pelos motores da fabricante de origem japonesa. A empresa ainda não divulgou nova data de lançamento para o SUV, embora já tenha informado que irá retomar a produção de Corolla e Corolla Cross a partir de 3 de novembro.

Em comunicado, Evandro Maggio, presidente da montadora para o Brasil, garantiu que a empresa continua “se preparando” para a eventual chegada do Yaris Cross, e que a “data do seu lançamento será informada em breve”.

A unidade de Porto Feliz, vale frisar, estava em preparativos finais para iniciar a produção do motor 1.5 do modelo e também era vista como responsável por montar o sistema elétrico do conjunto motriz híbrido flex que empurrará as versões de topo do SUV compacto.

A linha Yaris Cross, conforme mencionamos anteriormente, será composta pelas versões XR, XRE, XRX, XRE HEV e XRX HEV. No quesito segurança, o modelo deve trazer seis airbags, sensores de estacionamento e parte do pacote Toyota Safety System (TSS), com frenagem autônoma emergencial e alertas de ponto cego e de evasão de faixa. Itens como freio de estacionamento eletrônico e ar-condicionado digital também podem vir nas opções mais caras. O SUV deve custar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, sendo o novo modelo de entrada da marca.

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Fonte: direitonews

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