A Renault está prestes a iniciar a produção dos primeiros protótipos nacionais do projeto R1312 ou C-Neo, conforme revelado pelo vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, no podcast CBN Autoesporte. Nossa reportagem foi além e descobriu quando será o início da produção em série (SOP, na sigla em inglês) do SUV médio cupê: agosto de 2025, com previsão de lançamento no terceiro trimestre do mesmo ano.
Inicialmente, o projeto R1312 terá apenas motor 1.3 turbo flex, sem versões híbridas flex. Esta opção já está em testes no Brasil, mas deve chegar cerca de dois anos depois do lançamento do SUV, entre 2027 e 2028. Usa como base o conhecido motor 1.6 SCe naturalmente aspirado flex em conjunto com dois motores elétricos (gerador e de tração), uma bateria de íons de lítio de 2 kWh e o câmbio automatizado de dupla embreagem EDC do Kardian.
Falando em Kardian, o novo SUV da Renault usará a mesma plataforma, RGMP, mas será um SUV maior, do segmento C, o mesmo de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Pouco foi revelado a respeito do modelo, mas já se sabe que seu nome será inédito e sua carroceria terá uma traseira ao estilo cupê. Por enquanto, ele é conhecido como projeto R1312 ou C-Neo.
O motor 1.3 turbo flex da família TCe é um quatro-cilindros 16V com injeção direta de combustível, que rende 162 cv de potência com gasolina e 170 cv com etanol, sendo 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível. A ele se alia um câmbio automático CVT (continuamente variável) com oito marchas simuladas. A tração é sempre dianteira.
Apesar de ser considerado pela Renault um SUV médio, o projeto R1312 tem como base estrutural o Dacia Duster de terceira geração, que não está nos planos da marca para o Brasil nos próximos anos. A relação entre ambos será a mesma que a do Kardian com o Dacia Sandero Stepway europeu: monobloco e cabine iguais, porém com visual diferente e novos itens de estamparia (capô, para-lamas e portas), agregados (faróis, lanternas e para-choques) e acabamento interno.
O Duster de terceira geração tem como dimensões 4,35 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Como terá um balanço traseiro mais espichado, o Renault R1312 deve elevar o seu comprimento aumentado para cerca de 4,50 metros. Como comparação, um Jeep Compass mede, respectivamente, 4,40 m, 1,82 m, 1,66 m e 2,64 m.
Além de maior, o futuro SUV médio cupê da Renault será mais rebuscado que o Kardian em termos de segurança ativa. Seu pacote ADAS terá não apenas controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem autônoma emergencial, controlados por radar. Contará com uma câmera que permitirá o funcionamento de assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres.
No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a Renault já registrou alguns possíveis nomes de produção para o projeto R1312, como Nevada e Napurna. O SUV médio deve custar entre R$ 170 mil e R$ 220 mil, brigando diretamente com as versões flex do Jeep Compass.
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Fonte: direitonews