Exclusivo: novo Salão do Automóvel de São Paulo será só no fim de 2025


Principal bandeira do atual presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, e uma cobrança pessoal do presidente Lula, antigo metalúrgico ligado à indústria automobilística, o Salão do Automóvel de São Paulo vai voltar um pouco mais tarde do que todos imaginavam. Se voltar.

Autoesporte pode afirmar que as fabricantes associadas à Anfavea descartaram a realização do evento em março do ano que vem, como se vinha aventando antes, e concordaram com o retorno da mostra na primeira quinzena de novembro de 2025, mantendo a tradição de deixar o evento casado com o GP do Brasil de Fórmula 1 (que, em tempos recentes, passou a se chamar GP de São Paulo).

As datas ainda não estão totalmente definidas e a confirmação da realização do novo Salão depende de mais algumas rodadas de reuniões para definir o formato. Uma das ideias apurados por nossa reportagem é promover uma parceria com o CES, feira de tecnologia de Las Vegas (Estados Unidos), para importar experiências tecnológicas do evento americano para o brasileiro.

O que já dá para saber é que a corrida da F1 em São Paulo na temporada 2025 está marcada para 9 de novembro. Assim, podemos esperar que o Salão comece na semana anterior. Em 2018, edição mais recente da exposição, a abertura ao público ocorreu em 8 de novembro, uma quinta-feira, três dias antes da prova, que ocorreu no dia 11.

Se a mesma lógica for seguida no retorno, o novo Salão do Automóvel abriria as portas aos visitantes em 6 de novembro de 2025, também uma quinta-feira. Antes, os dias 4 e 5 seriam reservados às atividades de imprensa. Vale lembrar que, no ano que vem, o Dia de Finados, feriado de 2 de novembro, cairá em um domingo e, portanto, não afetará o cronograma.

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Há algumas semanas, no último registro que fizemos sobre o retorno do Salão do Automóvel, já havíamos apontado para a possibilidade de que ele ficasse para o final de 2025, o que daria mais tempo hábil de preparação às montadoras.

A mudança também permitirá que o centro de convenções do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista, esteja com sua reforma concluída. O local, que historicamente recebeu o maior número de edições do evento, entre 1970 e 2016, se encontra em obras e a previsão de término é para maio do ano que vem.

Nas últimas reuniões entre executivos das fabricantes instaladas no Brasil sobre o novo Salão do Automóvel, ficou definido que o evento deve permitir a comercialização dos modelos expostos, estimular a realização de test-drives por parte dos visitantes e, ao mesmo tempo, não ter custos exorbitantes.

Para isso, algumas regras serão estabelecidas, como a adoção de estandes padronizados para todos os participantes e a proibição de ações de alto custo, como shows com artistas famosos ou ações promocionais grandiosas dentro da mostra.

Com as discussões na reta final, Autoesporte apurou que fabricantes como Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram), Volkswagen, Renault, Chevrolet e Audi já teriam teriam dado o ok para participar do novo Salão do Automóvel de São Paulo. Marcas de fora da Anfavea, como as chinesas BYD e GWM, também estão aptas.

Consultada, a Anfavea não confirma o cronograma nem os detalhes do novo Salão do Automóvel, mas informa que “segue trabalhando para concretizar o retorno do Salão do Automóvel o mais rápido possível”.

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Fonte: direitonews

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