O Nissan Kicks de segunda geração já está em produção no Brasil. Pelo menos quando falamos de protótipos. Autoesporte apurou que a fábrica de Resende (RJ) está dedicando há algumas semanas parte de seu regime de operação para adaptações da linha de montagem e eventual fabricação dos primeiros veículos de teste do SUV compacto feitos aqui.
Vale registrar que já há protótipos do Kicks circulando pelo país pelo menos desde o fim do ano passado, ainda sob uma pesada camuflagem com lonas pretas. Contudo, tais carros vieram dos Estados Unidos. Nos próximos meses, devemos começar a ver rodar os primeiros veículos de teste do modelo montados na planta fluminense, utilizando diversos componentes feitos já por fornecedores locais e com camuflagem mais leve, possivelmente zebrada.
Com visual revelado em março deste ano nos Estados Unidos, onde a nova geração será lançada ainda este ano, o novo Nissan Kicks adotará no Brasil basicamente o mesmo padrão de design, porém com detalhes adaptados ao nosso mercado. Sua plataforma será a CMF-B, com uso de um motor 1.0 turbo de cerca de 125 cv, também a ser produzido em Resende.
Conforme antecipado por nossa reportagem em fevereiro deste ano, e depois confirmado pela própria Nissan, o novo Kicks conviverá com a primeira geração do produto no Brasil. A surpresa é que o modelo veterano não apenas passará por uma segunda reestilização no processo, como também mudará de nome. O código desse projeto é P02H. Já o do novo Kicks é o P13C.
A previsão é que os dois projetos comecem a ser produzidos em série no Brasil já no primeiro semestre de 2025, com lançamento programado inicialmente para o segundo trimestre do ano que vem. E enquanto o Kicks de segunda geração deve usar apenas motor turbo, o antigo deve manter o veterano motor 1.6 aspirado flex de 113 cv.
Para conviver com o Kicks atual e se posicionar acima deste em faixa de preço, a nova geração do SUV vai crescer e adotar um porte mais próximo ao de um SUV médio, do segmento C, como o Jeep Compass. Em dimensões, o novo Kicks medirá 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de entre-eixos.
Como comparação, o Kicks de primeira geração mede 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, enquanto o Compass tem 4,42 m, 1,82 m, 1,63 m e 2,64 m, respectivamente. Na América do Norte, o volume de porta-malas divulgado, de 850 litros, considera a medição até o teto e terá o número adaptado para os padrões brasileiros.
Na cabine, o novo Nissan Kicks receberá um painel com linhas mais horizontais e console central elevado. Pelo menos a versão mais completa do SUV oferecerá uma combinação de duas telas de 12,3 polegadas cada, uma para o quadro de instrumentos digital e outra para a central multimídia. Teto solar será outro item inédito.
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Fonte: direitonews