O novo SUV de entrada da Nissan deu novamente as caras no Brasil. O modelo, que, conforme apuramos, será baseado na antiga geração do Kicks, atualmente vendida aqui com sobrenome ‘Play’, permanece em testes e ainda camuflado. Só que tem mais: a marca pretende apresentar o carro ainda em 2025.
Autoesporte encontrou publicação feita no LinkedIn, de executivo da própria marca, afirmando que o lançamento do “novo P02H (código do projeto) vai acontecer entre a primavera e o outono deste ano (no hemisfério Norte)”. Ou seja, a probabilidade é de que o SUV de entrada seja revelado oficialmente no Brasil até o mês de novembro, com possibilidade de acontecer até mesmo durante o Salão do Automóvel 2025.
Fonte ouvida pela reportagem revelou, inclusive, que a produção do carro inédito está prevista para começar entre setembro e dezembro de 2025 na fábrica de Resende (RJ), ao lado da nova geração do Kicks. Então, a conta faria sentido. Mesmo assim, o lançamento, conforme antecipamos em fevereiro do ano passado, deve acontecer até março de 2026 — data que marca o fim do ano fiscal japonês.
Embora pormenores do novo SUV da Nissan permaneçam em segredo, as projeções do designer Kleber Silva (KDesign AG) antecipam alguns detalhes inspirados no Juke, vendido em mercados como Austrália e Europa. Os desenhos mostram uma grade em formato de trapézio, com os faróis conectados, bem como novas lanternas de LED e para-choque inédito.
O modelo faz parte do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela montadora no ano passado e chega a fim de travar um duelo no acirrado segmento de SUVs compactos. Portanto, irá enfrentar Fiat Pulse, Renault Kardian e o estreante Volkswagen Tera. O veículo da Nissan segue em testes intensos, como mostram as novas imagens publicadas pelo perfil @placaverde no Instagram.
O utilitário esportivo de entrada da Nissan não terá a mesma plataforma RGMP (também conhecida como CMF-B) do Kardian. Em vez da base mais nova, moderna e cara, o novo SUV da marca japonesa terá a plataforma V, do antigo Kicks. Este último, inclusive, deverá conviver com a futura geração apenas até a chegada do inédito compacto, já que a nova geração já está à venda e o novo crossover ocupará o posto de SUV mais barato da marca.
Para completar, há a possibilidade da Nissan ter dado uma leve encurtada no entre-eixos do novo SUV a fim de deixá-lo com visual ainda mais distinto. Ou seja, não será uma versão nacional do Magnite indiano, como também chegou a ser cogitado.
Já que a base será uma arquitetura antiga, a oferta do conjunto mecânico também não deve mudar. Dessa forma, o novo SUV da Nissan provavelmente irá manter o motor 1.6 16V com comando variável de válvulas na admissão e no escape.
O propulsor rende 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com etanol. Ele entrega, respectivamente, 15,2 kgfm e 15,3 kgfm de torque. O câmbio deverá ser automático do tipo CVT, embora uma versão manual também não esteja descartada.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews