A HPE Automotores, representante da Mitsubishi no Brasil, enfim começa a destrinchar o investimento de R$ 4 bilhões até 2032 em sua fábrica localizada em Catalão (GO). Entre outras empreitadas, o aporte contempla o desenvolvimento de sistema híbrido flex para os carros da marca de origem japonesa.
“Temos a previsão de lançamento de um carro [com essa tecnologia] para 2026 ou, mais tardar, 2027. Estamos no meio do desenvolvimento. Se trata de um produto flex, já com sistema híbrido leve“, confirmou Mauro Correia, presidente da HPE Automotores, em entrevista ao CBN Autoesporte. A íntegra vai ao ar no próximo dia 24.
Além de um sistema híbrido leve casado com propulsor flex, o executivo fez ainda questão de ressaltar que novas tecnologias chegarão aos veículos da Mitsubishi. Correia disse também que a grande preocupação da fabricante está na mitigação de emissões de poluentes. Por isso, a companhia está atenta a toda a cadeia de produção.
O executivo não confirmou qual será o primeiro modelo híbrido flex da história da Mitsubishi, mas Autoesporte pode dizer que se trata de um SUV compacto inédito. Ao que tudo indica, será um carro com a mesma plataforma do XForce, o substituto do ASX em mercados como Malásia, Indonésia e Tailândia. Inclusive, há chances de ser o próprio XForce.
O novo SUV foi flagrado em testes no Brasil, com camuflagem pesada. No sudeste asiático, o motor é um 1.5 movido a gasolina que rende 105 cv de potência e torque de 14,37 kgfm. Os números são comedidos em comparação com o Brasil, que tem à disposição o 1.5 turbo do Eclipse Cross com 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Nos dois casos, o câmbio é automático CVT. Para o mercado asiático, o XForce tem somente a opção da tração dianteira. Segundo o presidente da HPE, o novo modelo deve chegar ao Brasil entre 2026 e 2027.
Se os clientes da Mitsubishi terão de esperar um pouco pelo sistema híbrido leve, não ficarão de mãos abanando em 2025 se colocarmos para jogo um PHEV. Isso porque Mauro Correia garantiu que a marca lançará veículo dotado de tal tecnologia no ano que vem.
Autoesporte aposta suas fichas no Outlander PHEV. O modelo, que já foi flagrado em testes no país em agosto, deve ser lançado no primeiro semestre de 2025. Esta será a segunda incursão do Outlander plug-in híbrido no Brasil. O SUV foi vendido por aqui entre 2014 e 2016 — e, segundo Mauro Correia, não foi adiante, pois estava à frente de seu tempo.
O presidente da HPE Automotores, que também tem os direitos de comercialização dos veículos Suzuki, reforçou o pioneirismo da companhia na seara eletrificada por meio do i-MiEV. Apresentado em 2010 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi prometido que teria suas vendas iniciadas em nosso mercado anos depois.
O primeiro carro elétrico da Mitsubishi, contudo, ficou no “e se”. Apenas sete unidades foram emplacadas no país. No resto do mundo, o hatch fez um pouco mais de sucesso, mas não o suficiente. Tanto é que ao fim de 2020 a produção do i-MiEV foi encerrada oficialmente.
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Fonte: direitonews