Em meio à invasão chinesa no mercado nacional, o grupo Geely — dono de fabricantes, como a sueca Volvo — iniciou seu processo de expansão no Brasil no ano passado, com a chegada da Zeekr. O próximo passo, como revelamos com exclusividade em novembro de 2024, é unir a marca com a “irmã” Lynk & Co por aqui.
O processo já está em andamento, como nossa equipe acaba de apurar na China, e o SUV compacto híbrido Lynk & Co 01 deve ser o carro de estreia da fabricante no país, com chegada prevista para 2026. Conforme antecipamos em novembro, a operação da Lynk & Co no Brasil será controlada pela Zeekr, que já abriu sete lojas no Brasil desde o lançamento do SUV X, em setembro do ano passado.
Contudo, o Lynk & Co 01 deve ser vendido em espaço reservado dentro de algumas dessas revendas que já estão em operação. O plano marca a intenção do conglomerado chinês de intensificar a oferta de elétricos e híbridos para determinados públicos no país.
Ainda segundo nossa reportagem, a escolha do modelo que deverá inaugurar a Lynk & Co no Brasil é estratégica e mira na rivalidade com a BYD. Nesse caso, especificamente com o Song Plus Premium, que custa a partir de R$ 299.800. Assim, Autoesporte estima que o Lynk & Co 01 chegara às lojas com preço na faixa dos R$ 300 mil.
Lançado em 2017, o Lynk & Co 01 é construído sobre a mesma plataforma do Volvo XC40 (atualmente chamado de EC40), a Compact Modular Architecture (CMA). Assim, o modelo pode oferecer motorização a combustão, híbrida ou elétrico. Para o nosso mercado, a opção escolhida será a híbrida plug-in.
Assim, estamos falando de um SUV equipado com conjunto híbrido plug-in — de recarga externa — que une um motor 1.5 turbo de três cilindros a um elétrico, resultando em 261 cv de potência e 43,3 kgfm de torque combinados. A autonomia no modo elétrico varia entre 50 e 80 km, dependendo do mercado onde o veículo é homologado. Detalhes como versões e lista de equipamentos do 01 a ser vendido no Brasil ainda estão em estudo.
Em versões aó a combustão, o Lynk & Co 01 traz o mesmo motor 1.5 turbo de três cilindros ou u, 2.0 turbo de quatro cilindros, sempre a gasolina. Esta segunda motorização é a mesma oferecida no Volvo XC90. Com o motor 2.0 turbo, o SUV desenvolve até 218 cv de potência e 33,1 kgfm de torque. Já o 0 a 100 km/h é feito em 7,7 segundos.
Já o BYD Song Plus Premium traz embaixo do capô um motor também 1.5 turbo, mas que rende 324 cv combinados ao unir-se com dois motores elétricos em um sistema híbrido plug-in. O torque combinado não é divulgado. Nesse cenário, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5,2 segundos, e a autonomia puramente elétrica é de até 72 km (Inmetro), considerando as baterias Blade de 18,3 kWh.
Nossa redação também apurou com exclusividade no país asiático que a Zeekr prepara um novo lançamento no Brasil. Trata-se do SUV médio 7X, lançado no mercado global em 2024 e baseado na plataforma SEA, mesma do sedã 007 — com o qual tivemos um breve contato em outra passagem pela China, em julho do ano passado.
Com motorização elétrica, que une um motor traseiro a um dianteiro, o modelo entrega potência combinada de 645 cv. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,8 segundos, segundo a fabricante. Na china, o 7X também está disponível com motor único.
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Seu pacote de baterias pode ser de 75 kWh ou 100 kWh. No primeiro caso, oferta uma autonomia de 605 km no ciclo chinês (CLTC), e pode recuperar de 10 a 80% da capacidade em cerca de dez minutos, conforme diz a marca. Já o pacote maior usa a mesma bateria do Zeekr 007, possibilitanto alcance de 780 km no ciclo CLTC.
Em termos de posicionamento na gama da marca, o Zeekr 7X deve ser colocado abaixo do crossover 001, vendido por R$ 428 mil, porém acima do utilitário esportivo Zeekr X, também de porte médio, e que parte de R$ 298 mil. Ou seja, podemos esperar por preços próximos a R$ 350 mil. A previsão de chegada do 7X às lojas, entretanto, ainda é incerta.
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Fonte: direitonews