O primeiro carro elétrico da Toyota no Brasil não será diretamente um Toyota. Será um Lexus. Estamos falando, mais precisamente, do Lexus RZ, SUV elétrico de luxo produzido pela marca de luxo da fabricante japonesa em Aichi (Japão), utilizando a plataforma e-TNGA – derivação da base de Corolla e Corolla Cross voltada a veículos elétricos. O modelo tem a mesma base do Toyota bZ4x, um dos primeiros produtos elétricos a bateria de produção no portfólio do grupo.
Autoesporte pode afirmar que o lançamento do Lexus RZ no Brasil está sacramentado, conforme afirmou a head da marca no Brasil, Nancy Serapião, em entrevista ao programa CBN Autoesporte que foi ao ar neste domingo (29). Serapião não mencionou diretamente o RZ, mas confirmou que a marca de luxo da Toyota “vai lançar seu primeiro elétrico no Brasil”, que “será um SUV” e que isso acontecerá “muito em breve”.
“O próximo produto que lançaremos no Brasil será um 100% elétrico. Ainda não posso falar exatamente o nome, mas posso falar que é um SUV”, disse Nancy Serapião, head da Lexus no Brasil.
Embora não tenha mencionado diretamente o RZ, é a velha máxima: para bom entendedor, meia palavra basta. O RZ é o primeiro elétrico dedicado (ou seja, já concebido como um elétrico) e o único SUV elétrico comercializado pela Lexus no momento. Até exista uma versão elétrica do UX no Japão, mas este produto é chamado pela própria Lexus de “crossover”, e não de SUV.
Além do mais, enquanto o UX 300e é um modelo já de alguns anos, o RZ foi lançado globalmente em 2023, sendo portanto muito mais fresco e tecnológico. Em dimensões, são 4,81 metros de comprimento, 2,85 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,64 m de altura. Sendo assim, é um pouco menor do que o híbrido plug-in RX 450h+, vencedor do prêmio Carro do Ano 2025 na categoria Luxo.
Construído sobre uma arquitetura de 400 Volts, o Lexus RZ possui um conjunto motriz formado por dois motores elétricos síncronos de ímãs permanentes, um dianteiro de 204 cv e um traseiro de 109 cv. No total, são 313 cv de potência combinada.
As baterias de íons de lítio formam 71,4 kWh de capacidade, rendendo uma autonomia de 450 km no ciclo europeu WLTP e até 360 km no norte-americano EPA, que tem um parâmetro mais próximo de medição em comparação com o brasileiro do Inmetro. A potência máxima de recarga rápida é de 150 kW em corrente contínua (DC).
No CBN Autoesporte, Nancy Serapião também afirmou que o plano da Lexus para 2025 é emplacar 1,5 mil veículos no Brasil, o que seria um recorde histórico desde 2012, o início da operação da marca em nosso país. De janeiro a maio, foram comercializadas 459 unidades, crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado, o que já marca o maior volume de vendas da divisão de luxo da Toyota por aqui nos cinco primeiros meses de um ano.
Atualmente, a Lexus tem 11 concessionárias em operação no Brasil. “Vamos aumentar esse número para 14 até o fim do ano”, prometeu a executiva. As três novas revendas serão abertas em Barueri (SP), Campinas (SP) e Florianópolis (SC). “Uma coisa positiva é que os clientes da marca podem usar a rede Toyota caso precisem de assistência ou manutenção em alguma cidade onde não haja uma loja da Lexus”, ressaltou.
Recentemente, a Lexus acompanhou a própria Toyota ao expandir o plano de garantia de seus veículos a dez anos ou 200 mil km (o que ocorrer primeiro), incluindo modelos seminovos. Vale lembrar que, em 2020, a marca se tornou a primeira no Brasil a ter uma gama de produtos inteiramente eletrificada, oferecendo apenas modelos híbridos em seu catálogo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews