A Leapmotor, marca chinesa dedicada a veículos elétricos que tem a Stellantis como sua acionista majoritária, já confirmou seu ingresso no mercado brasileiro há algumas semanas. A fabricante prometeu iniciar seus “planos de expansão” internacional a partir do último trimestre deste ano, em mercados como Turquia, Israel, norte da África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia, Chile e Brasil.
Autoesporte apurou que a operação prepara para outubro a sua estreia oficial em nosso país. O prazo não necessariamente significa o início das vendas, mas sim a divulgação oficial da estratégia de operação, incluindo o número de concessionários envolvidos na primeira fase do projeto e a previsão para início efetivo das vendas – que deve ser o primeiro semestre de 2025.
No comunicado em que estabelece seu plano de internacionalização, a Leapmotor apontou que dois modelos elétricos serão comercializados em todos esses mercados: o subcompacto T03 e o SUV médio-grande C10. Nossa reportagem entende que o C10 deve ser o escolhido para inaugurar os trabalhos, por ser mais rentável e não depender de um volume tão grande de emplacamentos.
A ideia original é apresentar o T03 algum tempo depois, com a rede mais consolidada. O objetivo dele será brigar com BYD Dolphin Mini, JAC e-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech no segmento de elétricos de entrada, com especial foco em vendas para frotas e motoristas de aplicativo. Mais do que isso, ele servirá como estudo para o futuro elétrico nacional da Stellantis.
O Leapmotor C10, já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), é o primeiro carro global da marca. O SUV elétrico mede 4,74 metros de comprimento, 2,83 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura. São números muito semelhantes aos de um Jeep Commander, embora o C10 seja um pouco mais largo e baixo.
Na China, o elétrico é vendido em três versões. Todas são equipadas com um motor elétrico de 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O que muda é o tamanho da bateria, que pode ser de 52,9 kWh para um alcance de 410 km no ciclo chinês, ou de 69,9 kWh, com alcance de 530 km.
A mais básica conta com um motor 1.5 aspirado de 96 cv e ciclo Atkinson que opera apenas como gerador de energia, formando o chamado conjunto de um veículo elétrico de autonomia estendida (EREV, na sigla em inglês), que não chega a ser híbrido por nunca ter o motor térmico tracionando as rodas
Como equipamentos de série, o C10 traz central multimídia de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, iluminação interna de LED com 256 opções de cor e leitor facial com capacidade para reconhecer até oito pessoas diferentes, além de assistências autônomas de condução (ADAS) gerenciadas por 12 radares ultrassônicos, cinco radares de onda e dez câmeras.
O carro mais barato da Leapmotor é o T03, um subcompacto de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, mesmo porte de um Renault Kwid. No Brasil, o modelo deve ser rival do Dolphin Mini, elétrico mais vendido do país. Sua autonomia é de até 280 km no ciclo europeu WLTP. O modelo, inclusive, será produzido na Polônia para abastecer o mercado do Velho Continente.
Com motor elétrico de 95 cv de potência, o T03 segue a cartilha dos elétricos chineses de bom custo-benefício, mas bem equipados. Tanto que sua cabine inclui quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia de 10,1″. Entre outros equipamentos, há alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência.
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Fonte: direitonews