Meses depois de assumir as operações de importação e começar a decidir quais modelos serão produzidos na fábrica da Caoa em Anápolis (GO), a Hyundai dará um importante passo na direção da eletrificação: o primeiro carro híbrido nacional da marca será feito na unidade goiana já no início de 2025.
A informação foi apurada com exclusividade por Autoesporte. O modelo ainda não foi revelado, mas também descobrimos que o principal candidato é o SUV compacto Kona, que desde março tem os estoques da geração anterior zerados.
Essa informação também vai ao encontro com outra apuração exclusiva de que o lançamento do novo Kona, inicialmente prometido para junho deste ano (ou seja, mês passado), foi adiado para março de 2025. Por enquanto, a versão elétrica foi descartada.
O atraso em si não seria um problema. A questão é que, por ser híbrido, o Kona importado sofreria com mais uma alta no imposto de importação para modelos eletrificados. Se tivesse sido lançado em junho, chegaria pagando 12%. Com a previsão de lançamento para março de 2025, o veículo passaria a pagar mais que o dobro da alíquota, de 25%.
Com o imposto mais caro, as condições comerciais do SUV seriam piores. Também é preciso lembrar que as chinesas BYD e GWM devem iniciar a produção local entre o final de 2024 e o começo do ano que vem, deixando o cenário para a Hyundai ainda mais delicado. Nesse caso, a melhor saída tenha sido nacionalizar o Kona.
De acordo com fontes ligadas à marca, o carro já está no Brasil e algumas unidades estão na fábrica da Hyundai em Piracicaba.
Se o Kona será nacional e ficou para o ano que vem, para este ano estão mantidos os planos de lançar o hatch elétrico Ioniq5 e o SUV grande Palisade.
Vale lembrar que esses são os primeiros lançamentos depois que a Hyundai assumiu as operações de importação, que antes estavam nas mãos do grupo Caoa. Um acordo alinhado entre as duas partes deixou o comando com a montadora sul-coreana, enquanto a empresa brasileira pode fabricar carros da Hyundai em sua fábrica de Anápolis (GO).
Além de Kona, Ioniq5 e Palisade, outros modelos como Elantra NLine e o novo Santa Fe também estão na lista de futuros lançamentos.
Voltando ao Kona, a segunda geração do SUV foi apresentada na Europa em agosto do ano passado. O modelo tem design futurista, marcado por um filete de LED que atravessa toda a dianteira do carro na altura do capô. Os faróis principais ficam nas extremidades do para-choque. Na traseira, o design continua com o friso de LED de ponta a ponta e as lanternas —e luzes de seta— mais abaixo.
O trem de força é igual ao do Kia Niro: motor 1.6 aspirado que trabalha com um motor elétrico. Combinados, entregam 140 cv de potência e 27 kgfm de torque. Na opção elétrica serão duas configurações. A de entrada com 156 cv e a segunda com 218 cv. As respectivas autonomias são de 377 km e 514 km no ciclo WLTP.
Em relação às medidas, o modelo está maior do que a geração anterior que era vendida no Brasil. O novo Kona tem 4,35 metros de comprimento (+14 cm), 2,66 m de entre-eixos (+ 6 cm), e 1,83 m de altura (+2 cm). O porta-malas também aumentou de 361 litros para 406 litros.
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Fonte: direitonews