Exclusivo: GAC Aion Y é elétrico maior que Compass e vai custar menos


Nossa reportagem antecipou na semana passada que a chinesa GAC Motor vai estrear no Brasil no final de maio com cinco modelos de carros elétricos e a combustão. Agora, detalhamos como será um desses modelos, o SUV elétrico Aion Y Plus.

O GAC Aion Y está no Brasil há meses e já foi visto em testes no país em mais de uma ocasião. Agora, podemos afirmar que a marca chinesa vai adotar uma postura agressiva com o modelo em relação ao posicionamento de mercado e faixa de preço.

Apuramos que Aion Y será vendido na faixa entre R$ 170 mil e R$ 190 mil. Como comparação, hoje, outros elétricos do mercado, como GWM Ora 03 GT, BYD Dolphin Plus e BYD Yuan Pro têm valores nesse intervalo.

A diferença é que o Aion Y Plus é maior do que todos os modelos citados. Enquanto o trio está na casa dos 4,30 metros de comprimento, o SUV da GAC mede 4,54 m. É mais do que um Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross, por exemplo. O entre-eixos é igualmente abundante: 2,75 m, algo visto apenas em SUVs grandes como um Toyota SW4.

Em relação ao BYD Yuan Plus, um de seus rivais em termos de porte, o SUV médio elétrico da GAC tem como vantagem as dimensões e o preço, com uma lista de equipamentos similar. A GAC vai oferecer um pacote de assistências ativas de segurança (o chamado Adas nível 2) com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

Fora isso, o pacote do GAC Aion Y Plus prevê teto solar panorâmico, central multimídia de 14,6 polegadas, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de LED.

Veja também:

O conjunto mecânico do GAC Aion Y será formado por um motor elétrico de 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. O pacote de baterias tem 63,2 kWh, o que garante autonomia de 318 km no padrão do Inmetro.

O visual do modelo mescla elementos de SUV e minivan, mas ele será comercializado pela fabricante como um utilitário esportivo. O Aion Y tem capô curto e elevado, e uma coluna A bastante inclinada e prolongada, como a Chevrolet Spin.

Os faróis são recortados e lembram a silhueta de uma ave. Caixas de roda com apliques plásticos são um ar aventureiro. Já as lanternas não são unidas por uma barra iluminada, como quase todos os veículos chineses da atualidade.

Dentro, o Aion Y Plus tem console central elevado, alavanca de câmbio integrada à coluna de direção e acabamento correto, um patamar abaixo de BYD e GWM, por exemplo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça alega indução ao erro e barra pagamento de R$ 355 mil a advogado em MT
Próxima Vereador de SP propõe a exoneração de servidores municipais que participarem de manifestação de apoio ao terrorismo