Exclusivo: chinesa GAC estreia no Brasil em maio com 5 carros; veja quais


Final de maio. Essa é a data estimada para a marca GAC Motor iniciar as operações no Brasil. Uma das gigantes na China, a fabricante estreia por aqui praticamente junto com outras duas compatriotas: a Omoda Jaecoo, do grupo Chery, acaba de lançar dois modelos. Já a Geely, que vai operar em parceria com a Renault, começa a vender o SUV elétrico EX5 em julho.

A GAC, porém, parece ter uma estratégia diferente das concorrentes sob alguns aspectos. Autoesporte apurou que serão lançados cinco modelos diferentes de uma só vez. É mais do que qualquer outra marca chinesa que chegou ao Brasil nos últimos quatro anos.

Como comparação, BYD, Omoda Jaeco e Neta chegaram ao Brasil com dois modelos, cada. A GWM, com três variações do Haval H6. Já a Geely estreará com apenas um modelo, o SUV ex5.

Outra diferença é que, conforme antecipamos em nossa avaliação exclusiva do SUV GS4, a GAC vai oferecer todos os tipos de motorização disponíveis em seu portfólio. Isso significa que teremos no Brasil veículos apenas a combustão (gasolina ou flex), híbridos, híbridos plug-in e elétricos à venda.

Inicialmente, haverá um carro a combustão e quatro modelos elétricos, que devem ser lançados de uma só vez em maio. Três desses já são conhecidos. Estamos falando dos Aion Y Plus e ES, além do Hyptec HT, todos homologados no Inmetro na última atualização do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Assim, resta descobrir quais são os outros dois lançamentos da GAC nesta primeira fase. O quarto veículo elétrico muito provavelmente é o SUV médio Aion V, já testado por Autoesporte.

O quinto e último modelo será um veículo a combustão. Nesse cenário, há duas opções mais fortes: os SUVs compacto GS3 (ou Emzoom) e médio GS4 (ou Emkoo). Segundo nossas apurações, os dois serão vendidos no Brasil. Mas o GS3 só chega no final do ano. Então, o GS4 deve ser o escolhido para iniciar as operações da GAC no Brasil. Veja mais sobre cada um dos lançamentos:

Trata-se de um elétrico com carroceria que fica entre minivan e SUV médio, com 4,54 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. O motor elétrico dianteiro rende 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. De acordo com dados já homologados no Inmetro, a autonomia é de 318 km.

Outro elétrico da submarca Aion que será lançado nesta primeira leva é o sedã ES. Autoesporte apurou que o objetivo da GAC é trabalhar o modelo para vendas corporativas. Ou seja, locadoras, motoristas de aplicativo e carros de frotas de empresas. Para isso, pode ter um competitivo preço na faixa dos R$ 200 mil, a mesma de Toyota Corolla e BYD King, por exemplo.

Um dos chamarizes para isso é a eficiência, que o coloca entre o quinto modelo mais econômico no novo PBEV, com 0,45 MJ/km de consumo energético. O alcance do três-volumes, nos dois pacotes divulgados na tabela, é de 314 km. No exterior, seu motor elétrico tem 136 cv e 22,9 kgfm de torque. No entanto, é possível que o Aion ES compartilhe o mesmo conjunto do Aion Y Plus.

Por enquanto, o modelo mais caro e equipado da GAC no Brasil será o SUV elétrico Hyptec HT. Com acabamento acima da média, será vendido por aqui em duas versões: com portas traseiras tradicionais ou com abertura no estilo gaivota.

No entanto, o conjunto mecânico será o mesmo, independentemente da versão, já que a autonomia de 362 km no Inmetro não muda entre os diferentes pacotes. Na China, há versões com motores elétricos de 245 cv ou 340 cv e baterias que vão de 70 kWh a 99,5 kWh. Por ser um carro topo de linha, é possível que a GAC escolha a opção mais potente com bateria maior.

Lançado em julho do ano passado com foco nos mercados internacionais da GAC, o Aion V é um SUV elétrico médio (tem 4,60 m de comprimento). São quase 15 cm extras em relação a um BYD Yuan Plus. O visual, porém, segue pelo caminho de uma minivan, com grande área envidraçada, teto praticamente plano e coluna C vertical.

Na China, há duas opções de motores elétricos: de 204 cv ou 224 cv. Já o pacote de baterias tem tamanhos diversificados, entre 62,2 kWh e 90,2 kWh.

O único modelo a combustão da primeira fase de lançamentos da GAC deve ser o GS4, um SUV que está no limite entre os modelos médios e grandes. No entanto, seu posicionamento está muito bem definido: concorrer com Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Caoa Chery Tiggo 7.

Vale dizer que há duas versões do modelo, com visuais e nomes diferentes: GS4 Max ou Emkoo. Por razões linguísticas óbvias, o primeiro batismo deve ser o escolhido. No entanto, como mostra o flagra do modelo em fevereiro, o visual será do Emkoo. A Autoesporte já testou o SUV médio em viagem ao Chile.

Autoesporte também apurou que o cronograma da GAC no Brasil em 2025 terá mais novidades. No fim do ano, a fabricante vai lançar o GS3, um SUV compacto a combustão que deve encarar os Volkswagen Nivus e T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks Play e Chevrolet Tracker.

Já em dezembro, será aberta a pré-venda de outros dois veículos, ainda não definidos. Nosso palpite é que chegarão o hatch compacto elétrico Aion UT, uma espécie de anti-BYD Dolphin, além de algum modelo híbrido. O SUV grande GS8 é uma aposta.

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Fonte: direitonews

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