A BYD é uma das marcas confirmadas no Salão do Automóvel, que abre as portas no pavilhão do Anhembi em novembro. Para marcar a primeira participação no maior evento automotivo do país, a fabricante chinesa terá um lançamento de peso: a picape intermediária híbrida que será a grande rival da Fiat Toro.
Autoesporte apurou que a nova caminhonete será a grande estrela da marca no salão, com chances de a primeira aparição ter status de apresentação global. Vale lembrar que a BYD não vende picapes em sua terra natal, a China.
No entanto, as vendas da nova picape híbrida, que não tem nome, vão demorar. A chegada às lojas efetivamente vai acontecer em um segundo momento, só em 2026. Fontes ligadas à marca tratam o modelo como “o grande lançamento” da BYD no ano que vem.
As imagens que ilustram este artigo são projeções feitas pelo designer Kleber Silva (KDesign AG) inspiradas no flagra de um exemplar camuflado visto em março, durante transporte na China. São claras as inspirações no SUV Song Plus.
Os preparativos na BYD seguem a todo vapor. Em abril, antecipamos que unidades da picape já haviam chegado ao Brasil para testes de homologação. Agora, podemos dizer que a empresa trabalha no desenvolvimento do conjunto mecânico formado por um motor elétrico aliado ao propulsor flex — provavelmente a mesma unidade de 1,5 litro que será usada no SUV Song Pro nacional.
Quando chegar às lojas, a picape já será flex. Outra informação apurada pela Autoesporte em abril é que a produção local foi considerada essencial para o sucesso da “baby Shark” ou “picape Song”. Até o ano que vem, as linhas de montagem na fábrica de Camaçari (BA) já devem estar operando com maior velocidade.
Vale lembrar que a BYD fará uma cerimônia para demonstrar o processo no local já na próxima semana. No entanto, a operação será do tipo SKD, em que é realizada apenas a montagem final na unidade produtiva.
Por enquanto, temos apenas as imagens publicadas pelo site Autohome em março. Nelas, é possível identificar que a nova picape terá construção do tipo monobloco e parentesco direto com o SUV médio Song Plus. Do ponto de vista do design, a ligação entre os dois modelos fica evidente em detalhes como formato dos faróis e vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por elementos exclusivos.
Já na traseira, a inspiração virá da irmã maior Shark. No flagra, a camuflagem deixa escapar que o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo da picape já vendida no Brasil. Haverá interligação entre as peças através de barra horizontal de LED e a grafia “BYD” estampada na lataria.
Detalhes técnicos ainda são desconhecidos. A principal aposta recai sobre o conhecido sistema DM-i da BYD, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico associado.
No Song Plus, modelo no qual a picape será baseada, o conjunto entrega 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. O câmbio, chamado e-CVT, tem uma marcha física e preenche as demais relações com o motor elétrico.
Ao contrário das expectativas, a picape intermediária será lançada antes da compacta, que, segundo apuração de Autoesporte, ainda não está pronta.
A terceira caminhonete da BYD tem a missão mais difícil de todas, que é competir com a Fiat Strada. Para isso, deve compartilhar um inédito conjunto híbrido plug-in flex, com o motor 1.5 aspirado de 98 cv de potência, mesma calibração do Song Pro, e um segundo elétrico. Porém, a potência combinada ficará abaixo dos 200 cv, como nos híbridos atuais da BYD. A bateria também deve ser menor, de 8,3 kWh.
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Fonte: direitonews