Exclusivo: BYD Song Plus 2025 terá bateria maior e autonomia dobrada


O BYD Song Plus terá mudanças na linha 2025. Mas calma que não será um facelift. A reestilização do SUV, apresentada recentemente na China, até está em estudos para o Brasil, mas não chegará tão já. Isso não impedirá o modelo de receber uma atualização importante na virada de ano-modelo, que deve acontecer ainda no primeiro semestre.

Autoesporte apurou que o Song Plus 2025 chegará às lojas provavelmente no segundo trimestre. A principal novidade estará na adoção de um conjunto de baterias com 18,3 kWh de capacidade, mais que o dobro dos atuais 8,3 kWh, que levam o SUV médio de cinco lugares a uma autonomia oficial de 28 km em modo apenas elétrico, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. A fabricante divulga 51 km em medição própria.

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Do tipo Blade – lâminas de LFP (ferro-fosfato-lítio) – e à prova de fogo, o novo conjunto de baterias de 18,3 kWh permitiria praticamente dobrar esse alcance. E seria uma resposta rápida da BYD a seus dois principais concorrentes, Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid e GWM Haval H6, ambos dotados de baterias com capacidade maior: 19,3 kWh e 34 kWh, respectivamente.

Com a troca, o Song Plus 2025 deve dobrar a autonomia em modo elétrico no comparativo com anos-modelos anteriores. A expectativa é que o número oficial homologado no Brasil fique entre 50 km e 60 km. Na China, que adota um ciclo de medição menos rigoroso, o CLTC, a autonomia oficial com esse conjunto é de 110 km.

Segundo apuração da Autoesporte, a motorização do Song Plus 2025 não deve mudar. O motor 1.5 DM-i quatro-cilindros 16V aspirado a gasolina de ciclo Atkinson continuará lá, com seus atuais 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, aliado a um motor elétrico dianteiro de 179 cv e 32,5 kgfm, formando 235 cv e 40,8 kgfm de torque combinados.

Contudo, a substituição também servirá para contemplar uma recente reclamação de proprietários do SUV cupê. Em grupos nas redes sociais, donos afirmam que o modelo possui autonomia elétrica baixa em viagens mais longas. Quando a energia elétrica acaba, fica só o motor aspirado de 110 cv em operação para empurrar um veículo de 1,7 tonelada. Com a bateria maior, as chances de isso acontecer diminuirão.

Atualmente, o BYD Song Plus possui um consumo divulgado pelo Inmetro de 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Ainda não se sabe se, com esse novo conjunto, os números mudarão. Outra informação difusa é sobre se o Song Plus 2025 com baterias de 18,3 kWh chegará para substituir em definitivo a configuração de 8,3 kWh ou se ambas conviverão juntas na gama. Atualmente, o SUV cupê é vendido em versão única de acabamento, por R$ 229.800.

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Fonte: direitonews

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