Ex-presidente peruano é extraditado dos EUA para ser julgado em seu país de origem


“O ex-presidente Alejandro Toledo chegou à capital peruana em um voo comercial de Los Angeles, Estados Unidos, como resultado de um acordo de extradição”, publicou o jornal RPP.
Segundo o jornal, o ex-presidente desembarcou em Lima às 07h02 horário local (12h02, horário de Brasília), sob custódia de agentes da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), que o entregaram a representantes do Ministério Público e a Polícia Nacional do Peru.
O Judiciário do Peru publicou no Twitter que Toledo será levado à sede do “Tribunal Superior Nacional, onde será realizado o procedimento judicial de controle de identidade perante o Tribunal de Dever”.
Toledo, residente nos Estados Unidos desde 2017, é acusado pelo Ministério Público peruano de ter recebido propina da empresa brasileira Odebrecht.
O Ministério Público sustenta que o ex-presidente teria recebido cerca de US$ 20 milhões (cerca de R$ 101 milhões) em troca da concessão à empresa da rodovia Interoceânica, localizada no sul do Peru. Por este crime, o ex-presidente pode pegar uma pena de até 20 anos e oito meses de prisão. Além disso, uma ordem de prisão preventiva de 18 meses em seu país pesa contra o ex-presidente.
Nesta foto de arquivo tirada em 17 de junho de 2016, o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo fala durante uma discussão sobre a Venezuela e a OEA no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) em Washington, DC - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Berçário estelar é registrado em nebulosa a 960 anos-luz da Terra (FOTO)
Próxima Prisioneiros de Guantánamo mostram 'sintomas de envelhecimento acelerado', diz Cruz Vermelha