A Eslováquia já entregou quatro dos 13 caças MiG-29 à Ucrânia na semana passada.
O ministro da Defesa eslovaco Jaroslav Nagy disse que o carregamento das aeronaves restantes seria feito em breve. Segundo ele, os EUA se comprometeram a entregar à Eslováquia 12 helicópteros Viper AH-1Z como compensação.
“Mesmo 100 helicópteros americanos não mudarão o fato de que nossos caças foram dados à Ucrânia em grosseira violação da Constituição da Eslováquia. Este tópico não está fechado para nós, vamos insistir em uma investigação qualificada”, escreveu o ex-primeiro ministro nas redes sociais.
Segundo ele, não há nenhum advogado na Eslováquia que afirme que o atual governo tinha o direito de tomar a decisão de entregar os caças.
Recentemente, os EUA propuseram à Eslováquia 12 novos helicópteros Bell AH-1Z Viper para substituir os caças MiG-29 entregues por Bratislava à Ucrânia, disse o ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nagy.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, notou que a entrega massiva de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso de futuras negociações russo-ucranianas e terá, pelo contrário, um efeito negativo.
Fonte: sputniknewsbrasil