Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta terça-feira (8) uma operação para desarticular uma organização criminosa liderada por Rodney Lima de Freitas, conhecido como RD, um ex-miliciano que migrou para o Comando Vermelho. O grupo, apelidado de “Tropa do RD”, atua na exploração e extorsão de moradores e comerciantes em comunidades da Zona Oeste da capital fluminense.
Segundo o delegado Bernardo Leal, responsável pela ação, RD foi recrutado pelo Comando Vermelho para liderar o “puxador de guerra” — termo usado para designar quem coordena as disputas territoriais e a invasão de territórios para a venda de drogas e exploração de serviços ilícitos. “Ele é um ex-miliciano que foi cooptado pelo Comando Vermelho com o objetivo de ser o puxador de guerra para invadir comunidades da Zona Oeste para, além de vender drogas, explorar os serviços e extorquir comerciantes”, explicou o delegado.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), aponta que a organização criminosa atua de maneira violenta e estruturada em áreas como Barbante, Catiri, Vila Kennedy, além dos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba.
A operação também mira outros integrantes da quadrilha. Entre eles, está Rafael Souza Luz, conhecido como Pulgão, ex-policial civil que cumpriu seis anos de prisão por chefiar uma milícia na Zona Oeste. Ele foi preso recentemente em desdobramentos da investigação.
Nesta fase da ofensiva, batizada de “Operação Contenção”, são cumpridos mandados de busca e apreensão com o objetivo de frear a expansão territorial da facção, desmantelar sua estrutura financeira, logística e operacional, e prender traficantes que atuam na região.
Fonte: gazetabrasil