Ex-oficial militar da Ucrânia explica motivo de crescente fuga de ucranianos do país (VÍDEO)


A adoção da lei sobre o fortalecimento da mobilização na Ucrânia fez com que o número de desertores que deixam ilegalmente seu território aumentasse significativamente, contou um ex-tenente-coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) à Sputnik.
“O melhor resultado [a entrada em vigor da lei] é resumido pelas imagens das ruas das cidades ucranianas. Essa é a confirmação mais clara de que tudo está muito, muito ruim com a mobilização”, disse Vasily Prozorov, em referência a imagens em que funcionários de centros territoriais de recrutamento, como são chamados os escritórios de recrutamento militar na Ucrânia, apanham pessoas nas ruas.
Conforme a lei, todos os homens em idade de alistamento militar tiveram que atualizar até quinta-feira (18) seus dados nos centros territoriais de recrutamento locais.
“As pessoas que realmente têm adiamentos de ferro foram para os centros territoriais de recrutamento. Há médicos, por exemplo, alguns funcionários do governo, trabalhadores de circo. Porque, de acordo com essa lei, se você não tiver atualizado seus dados, terá muitos problemas no dia a dia, na vida comum, nos bancos, nos carros e em alguns movimentos on-line das autoridades. Nada funcionará se você não tiver atualizado seus dados no centro territorial de recrutamento”, explicou Prozorov.
O ex-tenente-coronel do SBU acredita que, com a adoção da nova lei, os cidadãos ucranianos entenderam que essa é “a última chamada para eles” e que “não será mais possível ficar de braços cruzados”, então eles decidem deixar o país ilegalmente.
“A maioria da população ucraniana acreditou seriamente, até o último momento, que estava ganhando. Só mais um pouco, mais um mês, e pronto. Mas agora, com a adoção dessa lei, com o número crescente de mortos e feridos, as pessoas entendem que nem tudo está bem no front, e talvez seja hora de pular para fora desse país […]. O fluxo de fugitivos também aumentou”, explicou Prozorov.
Vasily Prozorov afirmou que se deparou com dados de representantes do Serviço Fronteiriço ucraniano de que várias centenas de pessoas deixam ilegalmente o território da Ucrânia a cada dia.
“Porque as pessoas estão com medo e não querem ir para o front, sabendo que é o fim, não há como regressar”, disse ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Vítima de Estupro e Agressão Finge Estar Morta para Sobreviver ao Ataque em BH
Próxima Lontra de 1 metro invade bar em SP e é resgatada por bombeiros