Ex-ministro da Defesa da Eslováquia será processado por entregar 13 caças MiG à Ucrânia


“Ele é uma pessoa que traiu os valores nacionais”, cita as declarações de Kalinak portal HNonline.
O ministro acrescentou que, desta forma, Nad enganou o povo eslovaco, e o ministério iniciará um processo criminal contra ele.
“É claro, o Ministério da Defesa vai apresentar queixa […]. O enfraquecimento das Forças Armadas dessa forma é contrário à Constituição e não pode ser chamado de nada além de alta traição”, disse ele aos jornalistas.
Kalinak observou que a Eslováquia não recebeu nenhum dinheiro por ter entregado as aeronaves, não houve substituição para elas e o país perdeu todo o sistema de defesa aérea.
Caça Su-34 da Força Aeroespacial russa em ação durante a operação na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2024

Em dezembro de 2022, o parlamento eslovaco aprovou uma moção de censura ao gabinete de ministros que era liderado por Eduard Heger, mas ele continuou a exercer suas funções. Em março de 2023, esse governo decidiu transferir para a Ucrânia 13 caças MiG-29 e uma parte do sistema de defesa antiaérea Kub.
O secretário de Estado da Defesa da Eslováquia, Igor Melicher, disse que a Constituição da República proíbe um governo demissionário de tomar decisões fundamentais na esfera da política externa – estas incluem a transferência de aeronaves no valor de mais de 500 milhões de euros para Kiev.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Polícia de SP fecha laboratório do PCC que abastece Cracolândia
Próxima F1: Ocon critica estratégia da Alpine para lidar com peso extra