Coordenadores pedagógicos abriram nesta segunda-feira (19) a 4ª Formação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Brincar e Letrar. O evento está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e vai reunir, até o dia 23, profissionais que atuam junto as turmas de 2ª Infância, faixa etária de 5 anos. A partir desta terça-feira (20), será a vez dos professores que farão a formação no dia e no período de sua hora atividade, das 08 h às 11h e das 14 h às 17h.
A coordenadora de Organização Curricular, Mariluci de Souza Farias Brandão, abriu o evento falando sobre a importância da formação continuada dos profissionais. “Essa formação é voltada especificamente para os coordenadores pedagógicos e professores com o objetivo de proporcionar aos estudantes um processo de letramento e alfabetização num contexto lúdico. O material estruturado do Brincar e Letrar vem pautado nessas especifidades da infância. Nós precisamos que dentro da sala de aula o trabalho envolvendo o planejamento e a pratica dos professores e coordenadores pedagógicos, proporcione uma um ambiente alfabetizador voltado para brincadeiras e interações para que a aprendizagem aconteça de forma natural”, disse a coordenadora de Organização Curricular, Mariluci de Souza Farias Brandão.
A formadora Marilene Neri Lima falou o trabalho que está sendo realizado e que tem como principal objetivo, atender melhor as crianças nessa etapa da educação infantil. “Queremos trabalhar com o coordenador pedagógico a função de orientador, de mediador desse processo junto ao grupo de professores e que juntos, busquem a melhor estratégia para garantir as interações e brincadeiras e também as aprendizagens dessas crianças”, salientou a formadora.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Paulo de Campos Borges, Larissa Ferreira Bastos Vilanova, a formação é positiva e enriquecedora. “A formação nos proporciona uma vivência maior e um melhor conhecimento do material pedagógico e da proposta da Escola Cuiabana para a Educação Infantil. Essa vivência, compartilhada com outros colegas, traz um enriquecimento da nossa pratica pedagógica, a partir das experiências que compartilhamos”, disse Larissa Vilanova.
A coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Leonel de Moura Brizola, Simone Aparecida Silva disse que a formação proporciona o embasamento ao trabalho realizado pelos profissionais nas unidades educacionais. “Essa formação impacta diretamente na aprendizagem das crianças. Nós coordenadores e professores estaremos mais bem preparados, nos contextos teórico e prático, para atuar com o material pedagógico utilizado no Programa de Alfabetização Cuiabano – Brincar e Letrar”, disse Simone Aparecida.
Alfabetização
O Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) foi efetivamente implantado na rede pública municipal de ensino a partir de 2018. O Projeto Brincar e Letrar, que hoje atende 5.874 estudantes de 5 anos, está inserido nas ações previstas no Programa de Alfabetização Cuiabano. Além da formação continuada dos profissionais o projeto inclui um kit com material estruturado para os estudantes, com livros para a criança, a família e o kit do professor.
Serviço
4ª Formação do ProAC – Brincar e Letrar – 2022
Abertura – 19/09
Hora: 13h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e professores da 2ª infância – 5 anos (Pré II)
Programação
Data: 19/09/22
Hora: 13h
Público alvo: Coordenadores Pedagógicos
Abertura: Mariluci de Souza Farias Brandão – Coordenadora de Organização Curricular/CTE/DGE/SME.
Hora: 14h – Formação: A importância do trabalho do coordenador pedagógico na educação infantil para exercício da função social de orientador dos professores e gestores, dos resultados das aprendizagens.
Formadora: Aprender Editora
Hora: 17h – Encerramento
Data: 20 a 23/09/22
MATUTINO –
Público alvo: Professores
Hora: 08h – Acolhida pela Equipe do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC)
Hora: 08:15h – Formação: A importância do trabalho do professor na educação infantil para observação, planejamento e investigação dos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Formadoras: Aprender Editora
Hora: 11h – Encerramento
VESPERTINO –
Público alvo: Professores
Hora: 14h – Acolhida pela Equipe do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC)
Hora: 14:15h – Formação: A importância do trabalho do professor na educação infantil para observação, planejamento e investigação dos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Formadoras: Aprender Editora
Hora: 17h – Encerramento