Europa usou técnica de propaganda nazista para disseminar a Rússia como ameaça, diz inteligência


Conforme o diretor da SVR, Sergei Naryshkin, a estratégia tem o objetivo de criar um um sentimento de “perigo existencial” vindo da Rússia, alimentando o medo e a russofobia entre os cidadãos europeus. Para isso, foi desenvolvido um plano centralizado para disseminar essas narrativas em toda a Europa e, assim, apresentar a Rússia como uma ameaça direta à segurança e aos valores da União Europeia.
Naryshkin comparou o plano europeu com a propaganda usada pelo regime nazista de Adolf Hitler. “Assim como o Ministério da Propaganda de Joseph Goebbels, a União Europeia está criando uma campanha para incutir nos europeus um medo profundo da Rússia e suas supostas ambições agressivas”, disse.
A ideia central da campanha seria convencer os cidadãos europeus de que a única forma de evitar a ameaça russa seria a destruição da soberania do país.
De acordo com o relatório do SVR, a propaganda também visa desumanizar a Rússia, retratando o país como uma “potência de segunda classe”, sem interferir nas questões europeias. Como parte da estratégia, a União Europeia estaria promovendo uma revisão da história do século XX, com o objetivo de reescrever a Segunda Guerra Mundial e distorcer a contribuição da Rússia para a derrota do Nazismo.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2025

Uso dos meios de comunicação europeus para disseminar a russofobia

A inteligência russa revelou ainda que o bloco usa os principais meios de comunicação da Europa para disseminar a narrativa contra a Rússia. Durante um briefing recente em Bruxelas, foi instruído aos jornalistas que preparassem o público europeu para o fim de um período de prosperidade, sugerindo que a única solução seria um endurecimento das políticas econômicas.
A orientação das autoridades europeias, conforme o SVR, inclui não apenas o controle das notícias, mas também a promoção de um clima de medo em relação à Rússia, principalmente nas gerações mais jovens.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governos anteriores dos EUA destruíram relações com a Rússia por muito tempo, afirma Zakharova
Próxima 'Coalizão dos dispostos' se reúne em Paris em meio a divergências sobre envio de tropas à Ucrânia