EUA usam ferramenta para manter sob controle 250 milhões de celulares


24530250

O Fog Reveal é um mecanismo de rastreamento de baixo custo desenvolvido pela empresa de tecnologia privada Fog Data Science, com sede na Virgínia, e tem sido utilizado por mais de uma dúzia de agências policiais nos EUA.
Ele oferece aos policiais acesso aos dados de geolocalização de mais de 250 milhões de dispositivos, revelou o grupo de direitos de privacidade digital, a Electronic Frontier Foundation, em uma série publicações da EFF.
As novas revelações ocorrem no contexto de uma série de reportagens da mídia norte-americana sobre os esforços de poderosos interesses estatais e corporações para coletar uma ampla gama de informações pessoais e privadas usando vigilância eletrônica.
Hacker codificando vírus ransomware (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022

A EFF explicou que a ferramenta de rastreamento usa dados de geolocalização coletados por corretores de dados em cada dispositivo a partir dos aplicativos e sites que os usuários de smartphones acessam.
Os materiais divulgados pela imprensa incluem documentos que o Fog Data Science enviou para os departamentos de polícia e de xerifes.
A empresa se gaba de que seu o produto fornece às autoridades as “linhas do tempo, viagens, últimas localizações geográficas conhecidas e padrões de vida” de suspeitos, pessoas de interesse ou qualquer pessoa.
Um porta-voz da Fog Data Science assegurou à AP que o produto da empresa é projetado apenas para “preencher uma lacuna para departamentos com falta de recursos e recursos humanos”.
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, durante reunião em Ohio, EUA, 26 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022

Além disso, visa auxiliar as agências de aplicação da lei tecnologicamente deficientes nas “linhas de frente dos casos de tráfico e pessoas desaparecidas”. A empresa também insiste que não tem acesso às informações privadas das pessoas, mas apenas a dados anônimos.
A EFF chamou essas alegações de “falsas”, apontando para a facilidade com que a aplicação da lei poderia reunir informações sobre pessoas de interesse para determinar onde moram, trabalham e frequenta.
A publicação relatou pelo menos 18 departamentos de polícia, patrulhas rodoviárias e escritórios do xerife em 13 estados entre os clientes da Fog, desde policiais na Califórnia, Nova York, Texas e Flórida até o US Marshals Service, uma agência federal de aplicação da lei.
Ilustração de smartphone com o site da empresa israelense NSO Group, desenvolvedora do spyware Pegasus, Paris, 21 d julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2022

Anteriores Globo se pronuncia sobre suposto contrato vitalício de Galvão Bueno
Próxima Williams F1 diz que foi um dia desafiador no circuito de Zandvoort