Os EUA estão tentando privar a China dos direitos de desenvolvimento e perpetuar a hegemonia de Washington, disse na segunda-feira (6) o Ministério das Relações Exteriores chinês.
Mao Ning, porta-voz do ministério, respondeu assim a uma pergunta sobre o aplicativo TikTok ser potencialmente alvo de um projeto de lei americano que proíbe alguma tecnologia estrangeira.
Dois senadores dos EUA planejam introduzir nesta semana legislação com o objetivo de permitir ao governo do país “banir ou proibir” produtos de tecnologia estrangeira como o TikTok, de propriedade chinesa, disse no domingo (5) o senador Mark Warner.
O TikTok tem estado na mira dos EUA desde a administração de Donald Trump (2017-2021). Washington tem aplicado cada vez maiores restrições ao comércio com a China, com sanções contra empresas como a Huawei e a ZTE. Mais recentemente, em outubro de 2022, a administração Biden impôs restrições contra a exportação de chips avançados ao país asiático, incluindo em colaboração com os Países Baixos e o Japão, dois países-chave para a cadeia de abastecimento da indústria.
No domingo (5) Li Keqiang, primeiro-ministro da China, divulgou uma “estratégia de toda a nação” de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,2 trilhões) para a pesquisa científica básica e tecnologias avançadas em diferentes áreas, após o país ter “combatido efetivamente tentativas externas de suprimir e conter [seu] desenvolvimento” nos últimos cinco anos.
Fonte: sputniknewsbrasil