Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo dos Estados Unidos revogou o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa, após o médico comemorar o assassinato de Charlie Kirk, liderança conservadora americana que foi atingida por um tiro no pescoço na quarta-feira (10/9) durante uma palestra em Utah. Segundo Cristopher Landau, número-dois da diplomacia norte-americana, a perda do visto será definitiva.
“De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘pontaria impecável’, mas também, com precisão cirúrgica, especifica ‘coluna cervical’. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates?”, escreveu Landau ao anunciar a medida.
O vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump acrescentou: “Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse. Também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda”.
No Brasil, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu um procedimento para investigar a conduta de Ricardo Barbosa, após denúncia formalizada pelo vereador Thiago Medina (PL).
Na postagem que gerou revolta, Ricardo escreveu sobre o assassinato de Kirk: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Depois de receber críticas, o médico deletou seu perfil no Instagram.
Ricardo, que atua em hospitais de Recife, foi desligado do Recife Day Clinic. A instituição informou que as opiniões do profissional eram “estritamente pessoais” e não representam os valores da clínica, reforçando seu compromisso com “a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano”.
“O profissional em questão foi banido definitivamente de suas atividades no Recife Day Clinic”, disse a nota.
Fonte: gazetabrasil