Em meio às investidas houthis no mar Vermelho, os Estados Unidos anunciaram, através do secretário de Defesa, Lloyd Austin, planos para estabelecer uma coalizão multinacional para proteger a navegação na região com o nome operação Guardião da Prosperidade.
Durante uma viagem ao Oriente Médio na terça-feira (19), Austin disse que as operações seriam acompanhadas por Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seychelles e Espanha.
No entanto alguns desses aliados, que afirmaram apoiar os esforços norte-americanos, declararam também que não se juntariam totalmente à operação, relata a agência Reuters.
O Ministério da Defesa francês disse que os seus navios permanecerão sob o comando francês e não se colocou a postos para mobilizar mais forças navais, segundo a mídia. A França tem uma base naval nos Emirados Árabes Unidos e 1,5 mil soldados no Djibuti.
Já a Itália declarou que enviaria a fragata Virginio Fasan ao mar Vermelho para proteger os seus interesses nacionais, mas ressaltou que a ação fazia parte de suas operações existentes, e não da Guardião da Prosperidade.
Por sua vez a Espanha declarou, através de sua Defesa, que só participaria em missões lideradas pela OTAN ou em operações coordenadas pela União Europeia. “Não participaremos unilateralmente na operação do mar Vermelho”, afirmou o ministério.
Mais cedo, foi noticiado que Washington e seus aliados avaliam a possibilidade de atacar os houthis se considerarem que a operação Guardião da Prosperidade não é suficiente para resolver a crise.
Os houthis têm atacado navios na região em resposta à campanha militar israelense na Faixa de Gaza.
De acordo com o grupo, os ataques continuarão “até o fim do cerco à Faixa de Gaza” e até ser liberada “a entrada de alimentos e medicamentos”: “Nosso apoio ao povo palestino oprimido será contínuo”.
No final do dia, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse que a Operação Atalanta, força naval do bloco europeu, ajudará os Estados Unidos na proteção da navegação marítima no mar Vermelho.
Fonte: sputniknewsbrasil