EUA podem ter desligado sistema de defesa do Catar antes do ataque israelense, diz especialista


De acordo com ele, o fato de os sistemas de defesa antiaérea Patriot não terem funcionado em Doha durante o ataque israelense deve ter um motivo.

“O Catar usa os sistemas de defesa antiaérea Patriot, que podem ser facilmente desligados à distância — a própria estrutura prevê isso. Estou convencido de que os norte-americanos simplesmente os desligaram“, declarou Knutov à mídia russa.

O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani, fala à imprensa em Doha, Catar, em 9 de setembro de 2025, após ataques de Israel - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2025

Segundo o especialista, os Patriot são uma “complexa rede integrada à inteligência via satélite e a aeronaves de alerta aéreo antecipado”. Ele explicou que a presença de um “botão de desligamento” se deve à necessidade de evitar disparos contra suas próprias forças, além de permitir o bloqueio em situações em que não haja necessidade de emprego do sistema.
Knutov acrescentou ainda que foi por esse motivo que a Turquia rejeitou a compra dos Patriot e optou pelo sistema russo S-400.
Em 9 de setembro, militares israelenses atingiram a liderança do Hamas em Doha. De acordo com veículos locais, cinco integrantes de alto escalão do movimento estavam em um edifício atingido na capital. O governo do Catar confirmou o ataque israelense.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Telescópio solar vai reduzir ruído estelar para encontrar planetas semelhantes à Terra, diz mídia
Próxima Quadrilha que roubava motos de luxo e fraudava bilhetes é desarticulada em SP