EUA lançam exercício de mísseis nucleares Minuteman III (VÍDEO)


O primeiro dos dois lançamentos do míssil Minuteman programados para esta semana ocorreu na Base da Força Espacial de Vandenberg, em Santa Bárbara, Califórnia, na madrugada de terça-feira (3) para quarta-feira (4).
Um vídeo de 73 segundos divulgado pela base mostrou o lançamento do míssil enquanto ele viajava para a alta atmosfera.
O veículo de reentrada do ICBM viajou cerca de 6.760 km até o local de testes de defesa de mísseis balísticos Ronald Reagan do Comando de Defesa Espacial e de Mísseis do Exército dos EUA, no atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall.
O coronel Bryan Titus, subcomandante do Space Launch Delta 30, disse que o lançamento “terá um significado imenso” para a defesa nacional e para mostrar a “experiência de nossa equipe dedicada”.
No entanto, o AFGSC sublinhou no comunicado, citado pela revista Newsweek, que tais testes “já ocorreram mais de 300 vezes antes, e esse teste não é o resultado dos atuais acontecimentos mundiais”.
Em novembro passado, um LGM-30G Minuteman III desarmado foi desativado sobre o oceano Pacífico. Na época, o AFGSC afirmou que o lançamento foi encerrado “devido a uma anomalia“, sem dar maiores explicações.
Lançamento de teste do míssil balístico intercontinental Minuteman III - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2023

No entanto, a publicação de defesa The War Zone descreveu a falha como “preocupante”, e um observador publicou uma imagem do que parecia ser “uma recuperação incomum na trajetória do míssil” após o lançamento.
Existem cerca de 400 ICBM Minuteman nas bases da Força Aérea dos EUA em Wyoming, Montana e Dakota do Norte, e eles são verificados regularmente.
A Força Aérea dos EUA disse em 2021 que havia abortado outro lançamento de teste de rotina com o míssil ainda no solo por razões não especificadas, enquanto três anos antes, o voo de outro LGM-30G foi encerrado sobre o Pacífico.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores As preocupações de Joe Biden aumentam à medida que o julgamento de Hunter Biden começa, diz mídia
Próxima Secel e Unemat realizam seminário para debater políticas públicas para o setor esportivo em MT