EUA iniciam retirada de tropas do Níger


“O Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Ministério da Defesa Nacional da República do Níger anunciam que a retirada das forças e ativos dos EUA do Níger progrediu das preparações iniciais. Esta transição significativa começou com a partida de um avião C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA da Base Aérea 101 em Niamey”, diz a declaração.
Algumas forças dos EUA já foram retiradas do Níger para suas bases de origem após concluírem suas missões, afirmou a declaração.
Um pequeno contingente de pessoal militar dos EUA chegou ao país africano para ajudar na retirada das tropas das Bases Aéreas 101 e 201, acrescentou.
Os EUA e o Níger concordaram em concluir a retirada das tropas dos EUA do país africano até 15 de setembro.
Manifestantes protestam contra a França e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental nas ruas de Ouagadougou, Burkina Faso, 4 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2024

Estima-se que haja 1,1 mil homens das forças armadas norte-americanas no Níger.
O processo de retirada militar foi iniciado gradativamente em março, depois que um porta-voz militar nigerino disse que o governo transitório do país, que assumiu o poder em julho de 2023, havia encerrado o acordo militar com os EUA com efeito imediato, citando os interesses do povo nigerino.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores TJ-SP cita Alexandre de Moraes e mantém condenação do Sleeping Giants Brasil por ‘campanha difamatória’ contra Jovem Pan
Próxima Anac Proíbe Ampliação de Voos no Aeroporto de Guarulhos devido a Problemas de Segurança