EUA fecham parte do espaço aéreo por causa de balão chinês


Os tráfego aéreo foi suspenso em três aeroportos do sudeste dos Estados Unidos como medida de “segurança nacional”, anunciou neste sábado (3) a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês), em plena polêmica pela presença de um balão chinês no espaço aéreo do país.
“A FAA suspendeu partidas e chegadas no Aeroporto de Wilmington (Carolina do Norte), Aeroporto Internacional de Myrtle Beach e Aeroporto Internacional de Charleston (Carolina do Sul) como parte de uma segurança nacional tomada pelo Departamento de Defesa dos EUA”, disse a agência, em comunicado.
Porta-voz do Pentágono, o general de brigada Patrick Ryder - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023

De acordo com a mídia dos EUA, citando fontes não identificadas, Washington planeja abater o balão chinês, que o Pentágono afirma ser um balão “espião”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse mais cedo que os Estados Unidos “lidariam” com o balão, sem oferecer mais detalhes.

No início da tarde, questionado por jornalistas se ele daria a ordem para derrubar o balão, Biden respondeu simplesmente dando um sinal de positivo.

O caso, que esfriou as relações entre Washington e Pequim, levou ao adiamento de uma visita do chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, à China.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Biden se pronuncia sobre balão chinês e diz que EUA vão 'cuidar disso'
Próxima EUA abatem balão chinês no oceano Atlântico