EUA estão ‘esperando’ para ver qual será a proposta de paz da China para a Ucrânia


“Sobre o plano de paz da China, esperamos ver o que os chineses colocam sobre a mesa”, disse Nuland durante uma entrevista ao jornal The Washington Post.
O plano deve ser divulgado na sexta-feira (24), acrescentou Nuland.
Os EUA acreditam que qualquer paz deve ser um acordo “justo” e “durável”, não apenas um cessar-fogo que permitirá que as partes descansem e retornem ao combate, disse Nuland.

Se o presidente chinês, Xi Jinping, conseguir resolver o conflito na Ucrânia, o mundo “aplaudirá e dará um prêmio da paz”, disse Nuland.

Vladimir Putin, presidente russo, cumprimenta o diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista da China, Wang Yi, durante reunião no Kremlin, em Moscou. Rússia, 22 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023

Discussão doméstica sobre fornecimento de caças à Ucrânia

O governo do presidente Joe Biden continua conversando sobre o potencial fornecimento de caças de quarta ou quinta geração à Ucrânia, segundo Nuland.

“Continuamos a ter essas conversas, tanto internamente quanto […] com a Ucrânia. Existem alguns países na Europa que estão interessados ​​em fornecê-los, e, como disse o presidente, ‘essa é a escolha que eles farão’. Mas, novamente, este é um quadro em evolução, pois vemos do que a Ucrânia precisa”, disse Nuland.

Estivador trabalha em veículo de combate Bradley em centro de transporte logístico das Forças Armadas dos EUA em North Charleston, na Carolina do Sul. EUA, 25 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023

Kiev há muito tempo pede aos EUA e outros aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) caças F-16 para usar contra a Rússia.
O site Politico informou em janeiro, citando fontes, que um grupo de oficiais militares dos EUA estava discretamente fazendo lobby para a entrega de F-16 a Kiev e que estava ganhando força no Departamento de Defesa dos EUA em meio aos preparativos da Ucrânia para uma ofensiva planejada nesta primavera europeia.
Já neste mês, um grupo de democratas e republicanos da Câmara dos EUA pediu ao presidente Joe Biden que fornecesse caças F-16 à Ucrânia em meio a uma escalada esperada no campo de batalha.
O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Aleksei Danilov, disse que é apenas uma “questão de tempo” até que os EUA forneçam caças F-16 à Ucrânia.
Em janeiro, Biden disse “não” quando questionado sobre se os Estados Unidos estavam considerando enviar caças F-16 para a Ucrânia.
Voluntários treinam com soldados ucranianos na região de Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2022

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Disputa de candidatos por vagas no STF mira até cadeira de Gilmar Mendes
Próxima Balança comercial apura déficit de US$ 280,6 mi na 3ª semana de fevereiro