EUA enviam alto diplomata ao Vietnã logo após visita de Putin: ‘Sublinhar nosso compromisso’


A visita de Daniel Kritenbrink acontece logo após a passagem de Vladimir Putin em Hanói. O chefe de Estado russo foi recebido com honrarias e tapete vermelho no país. Os EUA criticaram a decisão vietnamita de receber Putin, segundo a Bloomberg.
“O secretário de Estado adjunto para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico, Daniel Kritenbrink, também reafirmará o apoio dos Estados Unidos a um Vietnã forte, independente, resiliente e próspero […]”, diz o comunicado.
O presidente russo declarou que Moscou pode ajudar na construção de capacidade de liquefação de gás no país, bem como fornecer o seu próprio gás natural liquefeito (GNL) à nação. Os dois países prometeram expandir os laços de investimento em energia e aumentar a cooperação em defesa e segurança.
Vladimir Putin, presidente da Rússia (à esquerda), participa de conversas russo-vietnamitas no Palácio Presidencial em Hanói, Vietnã, 20 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2024

Tal cooperação desempenha um “papel especial” na relação entre os dois países, segundo um comunicado conjunto. O Vietnã é, há muito tempo, é um grande comprador de armas militares russas.
Os dois países “implementarão em breve” grandes projetos de infraestrutura, transporte ferroviário e energias renováveis, ao mesmo tempo que criarão “condições favoráveis ​​para as empresas expandirem os investimentos e fazerem negócios de forma eficaz nas terras um do outro”, afirmou o comunicado do governo vietnamita.
Putin elogiou o Vietnã pela sua “postura equilibrada sobre a crise da Ucrânia” e política de não interferência, ao mesmo tempo que disse que o seu país apoiava, há muito, a “luta heróica do povo vietnamita contra invasores estrangeiros“.
O presidente vietnamita Vo Van Thuong (E) e o presidente russo Vladimir Putin (D), participam de uma reunião como parte do 3º Fórum do Cinturão e Rota na Casa de Hóspedes do Estado de Diaoyutai, em Pequim, China, 17 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2024

As reuniões sublinham a posição única de Hanói, à medida que procura equilibrar as suas relações com Estados rivais, analisa o jornal Nikkei Asia.
Com a visita, o Vietnã tornou-se o único país a receber visitas de Estado dos líderes da China, dos EUA e da Rússia – as três principais potências militares – no ano passado.

“A Rússia não ameaça a segurança externa do Vietnã como a China faz, nem a sua segurança interna como os EUA fazem”, disse Khang Vu, membro do Centro de Segurança Internacional Notre Dame à mídia, acrescentando que Moscou é uma alternativa às superpotências.

A mídia analisa que o conflito entre a China e o Vietnã sobre a questão do mar do Sul da China está se tornando mais intenso. No entanto, se o Hanói se aproximar demasiado dos EUA, a China, que é também a “camarada”, exercerá pressão.
A Rússia é vista como útil para o Vietnã no equilíbrio dos seus laços diplomáticos com Pequim e Washington, acrescenta o jornal.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores STF tem maioria para derrubar pontos da reforma da Previdência
Próxima BOLETIM DE NOTÍCIAS – 2ª EDIÇÃO – 18 de junho de 2024