EUA e Japão expandem parceria de defesa com novo comando de operações conjuntas


Essa iniciativa foi acordada pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e pelo secretário de Defesa Lloyd Austin, junto com a ministra das Relações Exteriores japonesa, Yoko Kamikawa, e o ministro da Defesa, Minoru Kihara, de acordo com a declaração.

“Os Estados Unidos acolheram com satisfação o reforço das capacidades de defesa do Japão, incluindo o aumento sustentado de seu orçamento de defesa, a criação do Comando de Operações Conjuntas [JJOC, na sigla em inglês] das Forças de Autodefesa do Japão [JSDF, na sigla em inglês], o foco na segurança cibernética e na posse de capacidades de contra-ataque”, diz o texto.

Um membro da Força de Autodefesa Terrestre do Japão monta guarda ao lado de um sistema antimísseis terra-ar Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2024

Washington e Tóquio vão impulsionar a cooperação, alinhando a tomada de decisões e coordenando planos e exercícios militares, disse a declaração.

“Isso inclui facilitar maior interoperabilidade em operações bilaterais conjuntas, como: atividades de inteligência, vigilância e reconhecimento [ISR, na sigla em inglês], treinamento e exercícios, planejamento operacional, planejamento de contingência e logística.”

O recém-estabelecido JJOC vai aumentar sua prontidão para lidar com ameaças emergentes no Indo-Pacífico, e essa cooperação também visa fortalecer as capacidades de dissuasão, de acordo com o comunicado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Mercado da soja dividido no Brasil
Próxima  Palmeiras sofre derrota inédita no Allianz Parque para o Vitória