EUA e Irã mantêm conversas em Omã para evitar escalada regional, diz mídia


As informações foram publicadas nesta sexta-feira (17) pelo site Axios, citando fontes.
Os diálogos com o Irã no país árabe ocorreram anteriormente, no início do ano, e envolveram o coordenador para o Oriente Médio e Norte de África do Conselho de Segurança Nacional americano, Brett McGurk, e o enviado especial adjunto dos EUA para o Irã, Abram Paley.
As autoridades estadunidenses chegaram à capital omani, Mascate, na terça-feira (14) e reuniram-se com mediadores locais para discutir potenciais consequências das ações dos representantes de Teerã sobre a região e o estado do programa nuclear iraniano.
Membro da Força Aérea dos EUA perto de uma bateria de mísseis Patriot na base aérea Prince Sultan em Al-Kharj, região central da Arábia Saudita, 20 de fevereiro de 2020 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2024

Ainda não se sabe quem representou o Irã nas negociações, segundo a reportagem.
Em 13 de abril, o Irã lançou centenas de mísseis balísticos e drones contra Israel, em resposta ao ataque aéreo israelense ao anexo consular da embaixada iraniana na capital da Síria, Damasco, no início desse mês.
Os EUA foram um dos países que tentaram auxiliar na defesa desse ataque.
O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) havia informado que o ataque inicial de Tel Aviv matara dois generais do grupo e cinco oficiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cotação da soja se mantém firme em Chicago
Próxima CIJ ouvirá África do Sul e Israel sobre riscos da ofensiva em Rafah