🎙️ No episódio de hoje, vamos discutir se o golpe de 64 no Brasil teve dedo dos EUA. O Pedro Cordeiro, professor de relações internacionais do @Ibmec_oficial, é um dos nossos entrevistados. Não perca o episódio nas principais plataformas de áudio. pic.twitter.com/7YAyN6WO7F
— Mundioka (@mundioka) March 26, 2024
Por que os militares tomaram o poder em 1964?
“Esse apoio norte-americano se consolida principalmente a partir de 1968, com o AI-5 [o ato institucional mais repressivo do regime militar], quando o governo dos militares brasileiros passa a integrar o interesse norte-americano contra a emergência de qualquer governo nacionalista ou socialista na América Latina”, enfatiza o especialista.
Até quando durou o golpe militar?
Como o Brasil ficou após a ditadura militar?
“A transição brasileira em 1984 não se deu por ruptura, se deu por negociação […]. A outra questão que foi pactuada era a de não ter nenhuma punição, e o primeiro presidente civil, com a morte do Tancredo Neves, que era da direita do MDB, foi justamente José Sarney, que um ano antes era o chefe do Partido Democrático Social [PDS], sigla que era a continuação da Arena, o partido de sustentação da ditadura militar”, pontua o especialista.
“Temos os registros de atentados, tentativas de atos antidemocráticos, em especial na época dos comícios das Diretas Já, para sabotar o processo. Também nos anos 1980 o Brasil começa a viver uma crise econômica, período em que a América Latina viveu grandes dificuldades e avanço da inflação”, diz.
‘Direito ao esquecimento’ da ditadura militar no Brasil

Fonte: sputniknewsbrasil