EUA consideram China o único rival capaz de mudar a ordem mundial existente


26713830

“A China é o nosso único rival, que ao mesmo tempo pretende mudar a ordem internacional e está se tornando uma força econômica, diplomática, militar e tecnológica cada vez maior para ter sucesso em [alcançar] esse objetivo”, escreveu ele.
Vale ressaltar que, na semana passada, a chancelaria chinesa criticou a política americana e de seus aliados ocidentais como tendo o objetivo de intimidar Pequim.
De acordo com Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, a luta bem-sucedida contra a hegemonia dos EUA foi uma das maiores conquistas da diplomacia chinesa este ano. Wang vê as relações entre Pequim e Washington complicadas pela abordagem de confronto do governo dos EUA.
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, fala durante a 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York, EUA, 24 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2022

O ministro disse que, para combater os EUA e seus aliados ocidentais e defender seus interesses nacionais, as autoridades chinesas utilizaram com sucesso a plataforma da ONU e conseguiram obter o apoio de mais de 100 países.
Anteriores Vingança de Arthur Lira sobre orçamento secreto não virá no 1º ano de Lula, diz especialista
Próxima Adesão aos programas de recuperação de crédito é prorrogada para fevereiro de 2023