“Há uma tendência de abusar da palavra ‘histórico’, mas eu acho que, como um todo, esse pacote de acordos é realmente histórico”, disse o embaixador dos EUA na Arábia Saudita, Michael Ratney, em entrevista ao jornal saudita Arab News.
“Os sauditas estão sendo bastante pressionados pelos EUA para normalizar suas relações com Israel. A normalização com um país que tem um capital simbólico gigantesco no mundo islâmico como a Arábia Saudita seria uma vitória importante para Israel”, disse o doutor em história pela Universidade York no Canadá e mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tufy Kairuz, à Sputnik Brasil.
Proliferação de armas nucleares
“O programa brasileiro está anos-luz à frente do saudita. O Brasil está desenvolvendo seu programa desde a década de 50, então foi muito chão para chegar aonde chegamos. Mas, com esses acordos internacionais, a Arábia Saudita pode conseguir atingir o nosso nível de maneira mais rápida”, disse a especialista em política nuclear e doutora em Estudos Estratégicos Internacionais pela Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Michelly Geraldo, à Sputnik Brasil.
Fonte: sputniknewsbrasil