EUA ampliam presença militar na Grécia em possível resposta à Turquia, diz mídia


24915367

De acordo com o jornal, Washington fez uma proposta a Atenas por diferentes canais, mas principalmente através de altos cargos militares.
Além disso, a proposta consiste na ampliação do porto e, possivelmente, na construção de uma nova doca.
Conforme o jornal, tudo isso é necessário para que os destróieres do tipo Arleigh Burke da frota norte-americana possam atracar no porto. Estes navios contam com mísseis guiados e alta capacidade de guerra eletrônica.
Com isso, a intenção dos EUA é criar uma rede de infraestrutura nos Balcãs, partindo do mar Egeu, passando pela Romênia, até a Hungria e Polônia.
Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, na sede da aliança, em Bruxelas, na Bélgica, em 7 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022

Alexandrópolis é uma região de grande importância estratégica por estar a 40 quilômetros da fronteira com a Turquia, na costa norte do mar Egeu. Além disso, seu porto é utilizado pelo Exército norte-americano para transportar equipamentos e militares.
Desde o início da operação russa na Ucrânia, a OTAN utiliza a região como rota para o transporte de armas, já que a Turquia fechou o estreito de Bósforo.
Segundo a mídia grega, cerca de 1.000 soldados, tanques, helicópteros e outros equipamentos norte-americanos e da OTAN foram transportados para o flanco oriental da organização através deste porto.
Anteriores Adão Negro: nova prévia revela cenas inéditas do filme
Próxima STF forma maioria para manter suspensão a decreto de armas de Bolsonaro