O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, e o administrador da Agência de Proteção Ambiental, Michael Regan, alertaram em uma carta divulgada na terça-feira (20) que “ataques cibernéticos incapacitantes estão atingindo os sistemas de água e esgoto em todo país.
“Estes ataques têm o potencial de perturbar a vitalidade da água potável limpa e segura, bem como de impor custos significativos às comunidades afetadas”, afirma a carta.
Ao mesmo tempo, o documento pedia aos governadores que “garantissem que todos os sistemas de água em seu estado avaliassem de forma abrangente suas práticas atuais de segurança cibernética” e se preparassem para possíveis incidentes cibernéticos.
Sullivan e Regan destacaram que supostos hackers iranianos e chineses estavam envolvidos, de acordo com informações veiculadas pela agência Reuters.
Eles citaram um caso em que hackers acusados de agir em conjunto ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) desativaram um controlador em uma instalação de água na Pensilvânia.
As autoridades também citaram um grupo de hackers chinês apelidado de “Volt Typhoon“, sobre a qual elas disseram ter “comprometido a tecnologia da informação de vários sistemas de infraestrutura crítica, incluindo água potável, nos Estados Unidos e seus territórios”.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil