EUA acusam Irã de permitir ataques de houthis contra navios comerciais


“Temos todos os motivos para acreditar que esses ataques, embora tenham sido lançados pelos houthis no Iêmen, são totalmente possibilitados pelo Irã”, declarou Sullivan durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca nesta manhã (horário de Washington).

Sullivan também informou que os Estados Unidos estão consultando aliados para tomar medidas decisivas em resposta à “crescente ameaça dos houthis“.
“Vamos tomar as medidas apropriadas, em consulta com outros, e faremos isso no momento e local de nossa escolha”, completou o representante do governo dos EUA.
Destróier estadunidense USS Carney - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023

Ontem (3), o movimento rebelde iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, anunciou ter atacado dois navios associados a Israel no estreito de Bab al-Mandab, no mar Vermelho, após o fim da trégua de uma semana na Faixa de Gaza. O Comando Central dos Estados Unidos declarou que eram navios mercantes e que sofreram danos menores. Uma tentativa de atacar também o porta-aviões USS Carney, dos EUA, teria sido frustrada por militares norte-americanos.
Desde o início da operação militar de Israel na Faixa de Gaza, os houthis lançaram vários mísseis contra a cidade israelense de Eilat e apreenderam um navio de carga com bandeira das Bahamas no mar Vermelho, pertencente a um empresário israelense. A embarcação transportava 2 mil veículos novos.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores MT investe R$ 83,8 milhões na reforma de unidades da Saúde
Próxima IA pode ser usada para combater lavagem de dinheiro, diz Campos Neto