Segundo o paleontólogo Lucas Weaver, da Universidade de Michigan, o tamanho colossal dos dinossauros tinha efeitos decisivos sobre a vegetação.
“Dinossauros de grande porte provavelmente promoveram uma estrutura de vegetação aberta, provocando a avulsão fluvial e a entrada de sedimentos clásticos em planícies de inundação distais”, explicou.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após analisar rochas sedimentares do Williston Basin, nos Estados Unidos. O que antes era interpretado como depósitos de lagoas formadas pela elevação do nível do mar revelou-se, na verdade, como sedimentos de bancos fluviais.
O estudo destaca que o impacto do asteroide de Chicxulub, há 66 milhões de anos, levou à extinção dos dinossauros e abriu caminho para o crescimento das florestas. Essa transformação estabilizou os rios, evitando transbordamentos frequentes e dando origem ao formato sinuoso e característico que eles apresentam atualmente.
Por sua vez, a coautora do estudo, Courtney Sprain, acha que a parte mais fascinante da pesquisa são as evidências de que os dinossauros podiam exercer uma influência direta sobre seus ecossistemas.
Fonte: sputniknewsbrasil